Já bebeu leite de onça em Mato Grosso do Sul? Pode até ser que a façanha de tirar leite do animal seja possível, mas não é essa a forma de obter a bebida que faz sucesso em um bar de Dourados, município do interior do Estado.

Sem mais suspense, o leite de onça é um drink adocicado servido em pequenas doses. A base do preparo é a mistura de bebida alcoólica com ingredientes como, leite de vaca, leite condensado, creme de leite ou leite de coco.

Influenciador digital de Campo Grande, Orlando Beraldi esteve no bar em dezembro do ano passado. Ele provou e adorou. “Estava uma delícia e nem deu ressaca. Vou fazer para a virada do ano”. E realmente fez, mostrando para os seguidores a reação de quem estava na festa e tomou o drink pela primeira vez.

Com um filtro engraçado, Orlando comentou no Instagram não ter tido ressaca (Foto: Reprodução/Instagram)

O bar onde Beraldi conheceu a bebida é o Barão Botequim, que há 10 anos está em atividade em Dourados. O leite de onça é servido como cortesia, assim que o cliente chega ao local. A maioria gosta. Mais algumas rodadas são oferecidas ao longo da noite, para ninguém passar vontade.

O MidiaMAIS até tentou saber o passo a passo para fazer o drink, mas o bar preferiu guardar segredo.

Se for tentar fazer em casa, lembre-se de beber com moderação e não oferecer bebida alcoólica para menores de 18 anos.

E essa competição de quem bebe mais leite de onça?

Drink não é original de MS

Embora o drink tenha no nome um animal do Pantanal sul-mato-grossense, ele não foi criado no Estado. O chefe do Barão Botequim, Wesley Marques Vasconcelos, o trouxe para Dourados após aprender a fazer no Bar da Dona Onça, que fica em São Paulo (SP).

Uma hipótese é que a bebida seja original da região da Catalunha, na Espanha, e tenha sido trazida ao Brasil pelos portugueses por volta de 1240. A batida teria então se popularizado nas serestas de roça que aconteciam em Minas Gerais.

Conhece alguma outra bebida ou comida inusitada e quer compartilhar?

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.