Juntas há 19 anos: reconhecimento da união homoafetiva é celebração de amor e direitos para Mari e Ju
Há exatos 10 anos, o STF reconhecia a união entre pessoas do mesmo sexo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Há 10 anos a comunidade LGBTQI+ conquistava mais uma vitória. Em 5 de março de 2011 o STF (Supremo Tribunal de Justiça) reconheceu a união estável homoafetiva. Juntas há 19 anos, para Mari e Ju a oficialização é uma forma de celebrar direitos e amor.
Assim, a união estável vai muito além de papéis assinados. Para Jurema de Souza, carinhosamente chamada pela esposa de Ju, “significa ter reconhecimento da sociedade em que vivemos que também temos os mesmos direitos”.
O relacionamento com Marinez Paiva começou nove anos antes da decisão do STF. Quando tinha acabado de sair de um relacionamento, Ju conheceu Mari. A história de amor começou em um encontro formal, enquanto as duas trabalhavam.
“Na época fui convidada a fazer um desfile e ela trabalhava na Hering, em uma das lojas que fui provar a roupa, para o desfile”, lembra feliz. Com uma conexão muito forte, as duas resolveram morar juntas em pouco mais de dois meses de namoro.
“Precisei viajar a trabalho e ela ficou cuidando da minha filha. E assim foi durante longos 16 anos”, lembra Ju. Cheia de amor, a esteticista define a história das duas como “linda”.
Assim, quando a filha foi morar com o marido, Ju decidiu que era hora de oficializar na justiça o relacionamento com Mari. Ela explica que a decisão foi tomada principalmente para “deixar ela [Mari] amparada caso algo me aconteça”.
Em janeiro de 2019, oito anos após o reconhecimento do STF e cerca de 17 anos juntas, Mari e Ju se casaram. “Liberdade de escolher com quem quero dividir minha vida”, define Ju sobre o que significa a união homoafetiva para ela.
Uniões homoafetivas em MS
Mesmo com o direito de oficializar a forma de amor, em Mato Grosso do Sul os registros caíram em 18%. O levantamento foi realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019.
De acordo com os dados, 136 casamentos foram realizados naquele ano, o último em que foram levantadas as informações. Assim, 101 deles foram casamentos entre mulheres e 35 foram entre homens.
Já em 2018 foram 56 casamentos entre homens e 110 entre mulheres. Neste ano, foram 166 uniões homoafetivas no total em todo o MS.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Foragido da Justiça é preso após ameaçar clientes com faca em bar Dourados
Polícia também encontrou porções de cocaína com o acusado
Polícia Militar abre seleção interna para 692 praças e 73 oficiais em MS
Confira a relação de vagas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.