Vacinas, calor e carinho: tudo para seu animal não sofrer com o frio
Se nós, seres humanos, já sofremos quando o frio chega sem aviso prévio e com grande intensidade, imagine o seu animal de estimação. Com a mudança repentina do clima, os pets requerem atenção dobrada para manter a saúde e o bem-estar em dia. Afinal, cães e gatos também sentem frio e ficam, como nós, igualmente […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Se nós, seres humanos, já sofremos quando o frio chega sem aviso prévio e com grande intensidade, imagine o seu animal de estimação. Com a mudança repentina do clima, os pets requerem atenção dobrada para manter a saúde e o bem-estar em dia. Afinal, cães e gatos também sentem frio e ficam, como nós, igualmente propensos a resfriados, bactérias e gripes.
Para ajudar os donos de primeira viagem, a redação do MidiaMAIS conversou com o médico veterinário Paulo Cesar de Freitas Basso, da Super Pet Shop, e separou algumas dicas para manter o seu melhor amigo quentinho e saudável durante o inverno. Confira:
Mantenha o animal quentinho, mas sem exageros
Colocar uma roupinha nos animais que possuem pelos curtos ou não tem pelo, é uma ótima alternativa no frio, principalmente levando em consideração o mercado de “looks” oferecidos para os pets. Podem ficar a coisa mais fofa apenas com um moletom. O ideal também é evitar tosas muito curtas para que o animal possa se aquecer naturalmente.
“Neste clima frio, é muito importante que seja disponibilizado para os animalzinhos casinhas, cobertas e roupas, que ajude a evitar uma possível enfermidade. E um cuidado especial para as pessoas que gostam de levar os animais para passeios. Aconselha-se evitar tosas muito curtas, observar os ouvidos”, ressalta Paulo Basso.
Programe a tosa para até 3 meses antes da chegada do inverno, se o seu cachorro é idoso ou vive em área externa.
Apesar disso, não é recomendado que animais de pelo muito espesso ou em grande quantidade, utilizem agasalhos. O exagero nas roupinhas pode fazer com que o animal corra o risco de sofrer com hipertermia.
Dose as quantidades de ração e exercício
Siga a orientação indicada para alimentar o seu cachorro ou gato. Aumente a porção, apenas, com indicação do veterinário. Em qualquer época do ano, o ideal é manter a dieta e preservar a saúde do seu amigo. “É comum, em dias frios, o animal apresentar um aumento do apetite e passar a comer mais, então é recomendado ficar de olho nas refeições do animal e, se necessário, dosar a quantidade”, afirma o veterinário Paulo Basso.
O ideal é não deixar o animal preso em casa durante os período de frio, mantendo os passeios e exercícios diários para que a temperatura corporal continue estável e sempre nos momentos mais quentes do dia, como período da tarde. “No inverno, ocorre uma inibição energética dos animais, cabendo aos tutores estimular os animais com brincadeiras e corridas em horários mais quentes do dia”, completa.
Preste atenção nos sinais e mantenha as vacinas em dia
Cães e gatos não estão imunes às doenças causadas pelo frio e assim como nós, devem ser vacinados para precaver uma possível enfermidade no futuro. O melhor à fazer é manter a carteira de vacinação do seu animal sempre em dia, principalmente as obrigatórias. Preste atenção se o seu cão está tossindo e leve-o ao veterinário. A gripe canina pode evoluir para a pneumonia se não for bem tratada.
“Agora no inverno, os cães ficam mais sucessíveis a serem acometidos por certas doenças respiratórias, oculares e osteoarticulares, costumando aparecer sintomas como espirros, tosses, secreções nasais e febre. Ressalva-se ainda, a importância das vacinas dos animais neste período, para que eles consigam passar por esta estação sem problemas mais graves como doenças virais e bacterianas. Aconselha-se a levar o animalzinho em pet shop’s com água morna e que tomem cuidado com possíveis friagens”, aconselha Paulo Basso.
Carinho também é remédio
Aproveite os poucos momentos de frio oferecidos pelo clima de Campo Grande, para dar carinho ao seu amigo de estimação e aquece-los com a sua companhia. Também é um ótimo período para adotar um animal abandonado que não tem a oportunidade de um abrigo quentinho ou uma refeição. O mais importante é o amor, abraço, carinho que não só aquecem o corpo, como aquecem a alma do seu fiel amigo.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.