Fazendo referência aos seres míticos que se escondem da luz, o curta-metragem “Vampiros” fala das relações e como, em tempos de desapego, alguns procuram se esconder. Produzido no Mato Grosso do Sul, escrito e dirigido pelo cineasta Filipi Silveira, o filme concorre em cinco categorias no 3° Festicine (Festival Internacional de Cinema Independente).

O evento acontece em Guararema (SP) nos dias 09,10 e 11 e 15, 16, 17 e 18 de novembro, iniciativa que reúne produções do Brasil, Espanha, França, Canadá, Polônia, Alemanha, Austrália e Irã. “Vampiros” vai concorrer nas categorias Melhor Filme de Média-Metragem;  Melhor Atriz – Nadja Mitidiero; Melhor Ator Coadjuvante – Filipi Silveira, Melhor Figurino – Thais Sampaio e Marcus Cristaldo; Melhor Maquiagem – Guilherme Araújo.

Filipi, além de concorrer como ator, pode compartilhar com a equipe de produção o reconhecimento. “Cinema é a arte que não se faz sozinho, sempre digo isso. É um conjunto de pessoas dedicadas e esse festival surpreendeu, pois, não é comum no Brasil haver esse reconhecimento à equipe de figurino e maquiagem. O trabalho de todos é essencial e soma muito ao resultado final”, avalia.

Ainda de acordo com o cineasta sul-mato-grossense, apesar de novo, o Festicini se mostra um evento muito importante para a Sétima Arte. “O festival chega com uma proposta extremamente interessante, já com caráter internacional, com uma dinâmica de seleção criteriosa. É uma felicidade muito grande concorrer com Vampiros em tantas categorias, isso mostra que estamos no caminho certo e que aqui em MS se faz cinema!”, destaca.

Os feitos do curta não param por aí, lançado no estado em 13 de abril de 2018, o filme será exibido no evento cinematográfico mais duradouro de MS. A 15ª edição do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema acontece de 19 à 23 de novembro.  

“Será um mês incrível para o filme ‘Vampiros’ e fica aqui minha torcida por mais festivais de cinema em nosso Estado, ainda sonho e vislumbro um Festival de Cinema Internacional de Bonito, espero ver este evento um dia nascer”, diz o diretor.

Estudo e sintonia

A composição dos personagens exige dedicação de toda equipe e para a criação da imagem de Marcos (Filipi Silveira) e Íris (Nadja Mitidiero) a equipe de figurino mergulhou no universo e individualidade de cada um, respeitando o conforto dos atores para que atuassem seguros com o figurino.

Marcos e Íris, personagens do curta-metragem. (Foto: Divulgação)
Marcos e Íris, personagens do curta-metragem. (Foto: Divulgação)

“Para compor a Íris, estudei o temperamento da personagem, que me fez perceber que era dramática, uma mulher que, através de suas roupas e trabalho, se esconde como se usasse uma armadura contra a realidade, mas não deixa de ser humana. Ela é empoderada”, avalia o figurinista Marcus Cristaldo. Com a ajuda da atriz, confeccionou um figurino especialmente para a personagem que rendeu uma segunda indicação de melhor atriz à Nadja Mitidiero em um Festival de Cinema.

A professora de Artes Visuais Thais Sampaio foi a responsável pela composição do personagem Marcos e fortalece a necessidade do estudo profundo para criação da imagem. “Quando o autor cria histórias como essas, vai muito além do que é passado no vídeo. Esse personagem tem uma história de vida e o figurino acompanha essa história. Ver nosso trabalho reconhecido, indicado a uma premiação nos dá fôlego para continuar nesse mercado ainda pouco reconhecido e mesmo pensando que podemos melhorar sempre, nos faz crer que fizemos um bom trabalho”, comenta.

Produzido com incentivo do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Cultura através do Edital de Curtas-Metragens do MIS 2014 e investimento  contemplado pelo Edital do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) 2017, “Vampiros” já participou do 1º Fest Cine Pedra Azul , em Domingos Martins em 2018; 19º Festival de Inverno de Bonito também em 2018; Festival Cine Novo Oeste, em Campo Grande, em abril deste ano e do 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões onde foi premiado, em Floriano, no ano passado.

Assista abaixo ao trailer de “Vampiros” e confira a programação completa e mais detalhes sobre o 3° Festicine.

Com informações da assessoria.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_