Pular para o conteúdo
Cotidiano

Policiais lotam plenário da Alems cobrando regulamentação de carreira

Categoria pede formação adequada dos servidores, aumento de efetivo e remuneração
Karina Campos, Valesca Consolaro -
plenário
Categoria pede apoio de deputados pata criação de PL (Valesca Consolaro, Midiamax)

Policiais penais se reuniram na sessão desta terça-feira (16) da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) cobrando a criação de um Projeto de Lei para definição de plano de carreira, formação adequada e aumento do efetivo.

O presidente do Sinsap-MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Luiz Santiago, explica que recentemente foi aprovada a Lei 6.198 de 2024, que institui no Estado o Dia Estadual do Policial Penal, de autoria da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), para ser comemorado anualmente no dia 4 de dezembro.

Para dar continuidade à valorização da categoria, Santiago ressalta que há necessidade de implantação da legislação estadual na atuação dos policiais penais, pois agentes da segurança pública devem ter respaldo legal completo, seja na esfera estadual ou federal, para ter amparo jurídico.

“Nós precisamos também de adequações que ainda temos pendentes, por exemplo, a atuação que o policial tem hoje na torre. Ele foi habilitado por porte e simplesmente foi solicitado a subir. Lá não diz em nenhum momento qual é o limite, o direito, o dever dele na atuação em momentos de risco. O que ele vai fazer e aí teria que ter o POP sobre o procedimento que ele vai fazer se houver uma tentativa de , exatamente documentada. Na prática, nós sabemos, mas, no papel, se ele pode atirar, se ele não pode atirar, protege o policial para que ele possa exercer a profissão dele.”

Em dezembro de 2021, foi autorizada a emenda constitucional 88, acrescentando a categoria a base de legislação da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

(Foto: Valesca Consolaro, Midiamax)

O sindicato questiona a insegurança na rotina em presídios do Estado diante do número de servidores atuantes e o número de detentos. A categoria enumera uma população carcerária de quase 22 mil internos, enquanto tem apenas 1.918 policiais penais.

Na Penitenciária de Segurança , há 218 detentos para cada policial penal. Na unidade, estão abrigados 2,4 mil presos e conta com apenas 11 plantonistas, que são responsáveis pelo monitoramento e vigia das torres, entre outras funções.

“A questão da instituição da hierarquia e também o tempo de contribuição previdenciária, com a transformação da polícia ele reduziu de 40 anos para 30 anos. Com essa redução, nossa legislação não está adequada. Então, ela precisa se adequar em nossa tabela de classes, de promoções, de acordo com o tempo de contribuição previdenciária. Com 30 anos, posso me aposentar, mas, permanecendo dessa forma, jamais vou chegar ao último topo da classe, da tabela, sem evolução na carreira.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira