Mitologia dos índios Guarani vai representar o Brasil no Festival de Berlim
Música de grupo de rap Bros MCs, de MS, está no curta
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Música de grupo de rap Bros MCs, de MS, está no curta
O 67° Festival Internacional de Cinema de Berlim, que terá início em 9 de fevereiro, divulgou a lista de filmes participantes. Neste ano, o Brasil, terá dez produções na lista de candidatos aos Ursos de Ouro e de Prata. Na mostra Geração, o curta-metragem Em busca da terra sem males, de Anna Azevedo é um dos participantes. A produção apresenta o universo das crianças Guarani, da aldeia Ka´aguy hovy Porã, em Mata Verde Bonita (RJ).
Na mitologia Guarani, Terra sem males é o lugar onde os índios, enfim, encontram a paz. De acordo com a sinopse do curta, na aldeia, as crianças crescem entre as antigas tradições, como a língua Guarani, e a cultura das grandes cidades contemporâneas, como o rap. A música em questão é ‘Terra vermelha’, cantada parte em guarani, parte em português e gravado pelo grupo indígena de rap Brô MC’s, da Aldeia Jaguapirú Bororó em Dourados (MS).
Em busca da terra sem males é o primeiro filme de Anna Azevedo focado no público infanto-juvenil. Durante o período de pesquisa, a diretora escreveu um segundo roteiro que aborda os sonhos dos moradores da aldeia.
As filmagens aconteceram a 40 quilômetros do centro do Rio de Janeiro, na cidade de Maricá. A aldeia possui cerca de 50 pessoas. O grupo é originário do sul do Brasil, já passou pelo Mato Grosso do Sul, por Angra dos Reis (Sul do Estado do Rio), chegaram ao Rio durante a Eco-92, seguiram para Niterói, onde tiveram a aldeia incendiada, e agora está em Maricá.
O terreno, no entanto, apesar de ter sido oferecido aos Guarani pelo município, é de propriedade de um grupo hoteleiro espanhol que planeja construir um resort no local.
Em evidência
A escola de samba do Rio de Janeiro, Imperatriz Leopoldinense escolheu falar neste ano sobre a luta dos povos do Xingu – mais de dez etnias, entre o centro-oeste e norte do País e despertou críticas dos ruralistas. Em Mato Grosso do Sul, ao menos duas entidades emitiram notas de repúdio: Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), e Acrissul (Associação dos criadores de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Pedestre morre atropelado por caminhão na BR-376 em Fátima do Sul
Acidente aconteceu entre o Aeródromo e a região conhecida como ‘Tonico Rosso’
Atletas do MS participam da Copa Nacional Quilombola
Participam da Copa Nacional Quilombola 26 equipes
Pais presos após bebê de 2 meses ser agredido e queimado com cigarro responderão pelo crime de tortura em MS
O casal foi preso na última quinta-feira (5), contudo, o caso veio à tona somente nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.