Filme teve a aprovação do filho do criador de ‘Chaves’ e tem mesmos personagens

Se você é brasileiro e um dia já foi criança provavelmente já assistiu a um ou muitos episódios de ‘Chaves’, seriado mexicano reprisado exaustivas vezes pelo #SBT. O seriado é transmitido pela emissora de Silvio Santos há mais de 30 anos. O primeiro episódio no Brasil foi exibido em 1984. Agora um cineasta mineiro, Marcos Pena, muito fã do ‘enlatado’, decidiu fazer a versão à brasileira da história de Roberto Gomes Bolaños. O objetivo é que o conteúdo seja exibido no cinema. A versão tupiniquim do humorístico ganhou o nome ‘moleque’

O filme retrata a pobreza de um jovem menino brasileiro. A vila do seriado na versão do curta-metragem fica em Santa Efigênia, bairro da capital mineiro. Assim como em ‘#Chaves, o protagonista da história é um menino sem pais. Ele sobrevive com a ajuda dos vizinhos, com quem faz muitas artes. Uma das principais diferenças entre as histórias são os nomes dos personagens. No entanto, fica fácil descobrir quem é quem. 

A versão para o nome de Quico, por exemplo, acabou virando Fred, Chiquinha é Fran, Seu Madruga o Soneca, e Dona Florinda apenas Flora. O filme ao todo tem vinte minutos. Seu diretor trabalha na afiliada do SBT em Minas. Aos 36 anos, ele decidiu retomar o cinema fazendo justamente uma de suas grandes paixões, como conta uma reportagem publicada nesta terça-feira, 09, pelo portal de notícias UOL. “A maior dificuldade foi adaptar essa história para a realidade brasileira, tirar a caricatura teatral da série, com adultos interpretando crianças”, explicou o diretor. 

Assim como na história mexicana, ‘Moleque’ não conta seu nome. Até mesmo o nome do curta teve inspiração na história exibida a tantos anos pelo SBT. Rapidamente, o curta ganhou milhares de acessos na web. Um internauta comentou: “Excelente filme. Uma releitura muito boa do Chaves, adaptada para os tempos atuais e que continua atual, mostrando as desigualdades sociais. Os atores souberam interpretar muito bem os personagens, e toda a parte técnica é excelente”.

Veja abaixo a ‘Moleque’