Levando passageiros em vários pontos de Campo Grande, o motorista de aplicativo Roberto Cavalcante, de 44 anos, decidiu compartilhar suas corridas no YouTube. A ideia de gravar os trajetos surgiu há cerca de dois anos, após o motorista ser acusado injustamente de roubo por uma passageira e, logo depois veio, a criação do canal, que foi crescendo e conta hoje com mais de quatro mil inscritos.

Segundo Roberto, alguns trajetos que faz são perigosos, já que percorre bairros onde há maior criminalidade na Capital. A câmera instalada em seu carro garante mais segurança, tanto para ele, quanto para os passageiros.

“A gente como motorista passa por muita insegurança. Eu sempre cito no meu canal os pontos de drogas que tem aqui nos bairros Nhanhá, Dom Antônio, Tiradentes, entre outros. Eu vou em qualquer lugar em Campo Grande. Pensei que precisava filmar meu dia a dia porque a insegurança é muito grande”, explica.

Mas, o grande motivo para Roberto começar a gravar as corridas foi um episódio em que uma passageira, que estava embriagada e com uma criança, fez uma denúncia falsa de furto contra o motorista. Na ocasião, Roberto teve a casa invadida por policiais militares, precisou comparecer à delegacia, e a denúncia quase acarretou sua prisão.

“Devido a esse fato, fui na Corregedoria Militar de Trânsito, porque um militar de trânsito que invadiu minha casa e me puxou para fora, e me chamaram uma semana depois e queriam saber da conduta do policial. Perguntaram se eu tinha uma câmera que provasse minha denúncia. Falaram ‘você precisa de uma câmera’, então decidi começar a filmar”, conta.

Corridas são transmitidas ao vivo

Após um ano filmando todas as suas corridas, decidiu criar o canal no YouTube, para compartilhar suas corridas. A câmera, instalada na parte frontal do carro, não identifica os passageiros. Ainda assim, alguns se incomodam com o fato do trajeto estar sendo filmado.

“Já houve passageiro que já pediram para descer do carro, mesmo eu não estando filmando ela, mas a maioria acha normal. Mas sempre quando entram no carro, eu falo que estou filmando. No próprio aplicativo tem a opção de gravar o áudio, tanto eu, quanto o passageiro e a 99 Pop tem a opção de instalar a câmera deles também”, explica.

Os vídeos são transmitidos ao vivo e sempre que recebe passageiro novo em seu carro pede para se inscrever no canal e ativar as notificações. Inscritos no canal participam de promoções e ganham desconto na hora de pagar a corrida.

“Para quem é inscrito no canal, sábado e domingo paga R$ 5, é só mostrar que é inscrito no canal. De segunda a sexta-feira, se for inscrito, ativou o sininho e falou a palavra-chave, que eu falo na minha live, a corrida será gratuita”, afirma.