Acostumada com o vai e vem nos corredores, Pretinha nem liga com o zum zum zum diário de servidores e alunos da UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Diante de seus pelos sedosos, comportamento dócil e lindos olhos verdes, a maioria se curva e vai fazer carinho nela. E dali não sai: a gata escolheu o mais novo prédio, que abriga cursos de extensão e EAD ( a Distância), como sua moradia.

(Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)

“Ela chegou aqui há seis anos, quando fundou o prédio. O primeiro nome que os servidores deram para ela era Charlote, depois Pretinha. E este último ela ouve e obedece. É uma gatinha muito curiosa, que os servidores nas salas, mas, onde ela fica mesmo é nos corredores”, contou ao MidiaMAIS a servidora Aparecida Paula da Silva, conhecida como Cida.

No corredor, Cida possui um balcão e, ao lado dela, está a cama da Pretinha.

“Esses dias a veterinária veio visitá-la. Ela já está com 14 anos, perdeu vários dentes e tratou uma infecção urinária recentemente. E só tem duas pessoas aqui que a alimentam, com ração e petisco específico para ela. Mas, na minha opinião, a Pretinha tem o seu preferido, que é o professor Eduardo”, brincou.

(Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)

O técnico em assuntos educacionais, Eduardo Figueiredo, de 60 anos, já acha que não. “Ela se dá bem com todo mundo. Eu chego cedo, antes das 7h, brinco um pouquinho com ela e vou para a sala. Ela só fica no corredor. Tem vezes que trago petiscos para ela. Tenho gatos em casa também, então, a gente nutre um amor por eles”, comentou.

Na rotina, os servidores contam que a Pretinha gosta de passear pelo estacionamento e depois retornar para os corredores. “Ela dorme aqui no prédio, na caminha dela. Eu brinco que a gata foi universitária em outras vidas e por isso está aqui”, disse.

A estudante de pedagogia, Bryan dos Santos, de 21 anos, ressaltou que adora brincar com a Pretinha. “Eu cuido dela, faço carinho, isso desde o início do curso. É como se ela fosse minha, de estimação. É bom porque, ao mesmo tempo, estou matando as saudades da minha gata que mora em ”, finalizou.

(Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)

Veja um pouco mais a belezura que é a Pretinha:

(Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)
(Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)