Em celebração aos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Galeria de Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) recebe a Exposição Coletiva: Liberdade sempre, com obras de artistas portugueses da Cooperativa Cultural de Gaia e curadoria de Agostinho Santos. A exposição vai de 15 a 17 de abril, no bloco 8 de Artes Visuais. O horário para visitações é das 9h às 11h e das 13h às 6h.

A Revolução dos Cravos é celebrada no dia 25 de abril, completando 50 anos em 2024. No fato histórico, floristas distribuíram cravos aos soldados da guerra colonial, colocando-os em suas armas como símbolo de paz. O ato marcou o posicionamento de milhares de portugueses contra a guerra.

‘Liberdade sempre’ apresenta artistas comprometidos com posturas democráticas e transformadoras. A ideia da exposição é promover reflexões críticas sobre o contexto em específico, contribuindo para o enriquecimento da comunidade acadêmica, além de estimular a prática artística.

“Esta exposição amplia a percepção cultural e estimula a prática artística, desenvolvendo nos visitantes maior interesse em aprender e refletir de forma crítica sobre contexto específico, fomentando posturas mais ativas na partilha de saberes, contribuindo para a continuação de nossos espaços de criação em liberdade e alarga o repertório artístico da nossa comunidade acadêmica”, afirma a professora da Faalc (Faculdade de Artes, Letras e Comunicação) e organizadora da exposição, Constança Maria Lima de Almeida Lucas.