Uma das mais importantes premiações dedicadas a revelar novos escritores brasileiros dos gêneros Conto e , o Prêmio Sesc Literatura está com inscrições abertas até 3 de fevereiro deste ano. Em 2023, a iniciativa chega a sua 20ª edição, sem ainda ter contemplado obra de autor de Mato Grosso do Sul.

O conteúdo inscrito deve ser inédito, ou seja, nunca ter sido publicado, nem mesmo em um blog. As inscrições podem ser feitas gratuitamente aqui.

Um recorde de inscritos é esperado na vigésima edição do prêmio. Foram recebidos 1.632 trabalhos no ano passado, sendo 844 Contos e 788 Romances. “Este ano é especial. Chegamos a vinte edições, um marco importante e que deve ser comemorado. Criamos o Prêmio em 2003 e de lá para cá se o projeto se consolidou como o principal do país para autores iniciantes”, afirma Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

O regulamento completo está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc.

Prêmio

O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2.500 exemplares.

Revelações anteriores

Na edição de 2022, foram premiados o paraense Pedro Augusto Baía, com a coletânea de contos Corpos benzidos em metal pesado, e a gaúcha Taiane Santi Martins, com o romance Mikaia.

Taiane Santi Martins e Pedro Augusto Baía são os vencedores da última edição (Fotos: Divulgação/Sesc)

Outros diversos autores foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional, entre eles, Juliana Leite, Marcos Peres, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt.

Confira todos os autores premiados aqui.

Com assessoria