A intérprete campo-grandense Jackeline Mourão estreia o seu mais novo solo de ‘Sintonizar ao momento del cambio', a partir desta sexta (2) até o domingo (4), na Casa de Ensaio. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Pela primeira vez, a artista é dirigida pela argentina Bárbara Alonso, a qual conheceu durante uma apresentação, ainda no período da pandemia.

O espetáculo foi vencedor do concurso ‘1° Prêmio Ipê de Dança – 2021', promovido pela Sectur (Secretaria Municipal de e Turismo) e apoio da Cultura Argentina al Mundo.

“Conheci a Bárbara em 2018, quando ela veio dançar aqui o espetáculo ‘Acto Blanco', um trabalho dançado e dirigido só por mulheres. Na época fiquei bastante impactada ao ver todas aquelas mulheres fortes e potentes em cena. Aí comecei a acompanhar o trabalho da Bárbara pelas redes sociais. Na pandemia ela abriu uma turma online e comecei a fazer as aulas. Logo foram abrindo editais com a possibilidade de fazer criação com profissionais de fora do país e a convidei para trabalharmos juntas. Fomos contempladas pelo ‘1º Prêmio Ipê de Dança – 2021', iniciamos uma pesquisa online e finalizamos a criação presencialmente aqui em Campo Grande”, declarou Jackeline.

Segundo Mourão, a de dança traz uma “investigação intensa e a construção de uma linguagem própria em meio à incerteza e à prontidão do desconhecido”. Neste espetáculo, ela e Bárbara exploram a efemeridade do tempo e os devaneios da linguagem em meio à velocidade da mudança.

Por meio de uma jornada que transita entre o analógico e o digital, investigam a materialidade do corpo em uma era em que as telas se tornaram a nova pele do mundo. Ao tensionar o som, o espaço e o tempo, a dança realoca-nos em nossa dialética, permitindo uma experiência do impossível.

Jackeline finaliza destacando que essa experiência tem sido enriquecedora: “Inicialmente tive contato com a Bárbara de forma online e já era muito bom, mas era um contato distante, até abordamos no solo essa relação da tecnologia como mediadora das relações. Ela traz modos diferentes de ver, de fruir, de sentir a dança; pautados em cima da experiência que traz da Argentina. Então, esse intercâmbio está sendo muito bom, estou tendo a oportunidade de experimentar, de aprender mesmo, de trocar”.

Serviço: A Casa de Ensaio fica na Rua Visconde de Taunay, número 203, bairro Amambaí. As reservas podem ser feitas pelo site: www.sympla.com.br/evento/sintonizar-ao-momento-del-cambio/2013522.