No dia mais frio do ano, os trabalhadores que saíram cedo de casa deram de cara com o vento gelado ‘cortando' o rosto e sensação térmica de aproximadamente 2°C, em . Além disso, quem obrigatoriamente usa o uniforme cria as suas táticas para se agasalhar e manter a peça de roupa aparecendo. 

trabalhadores enfrantam o frio em cg marcos ermínio (1)
Mototaxista colocou dois casacos e capa corta-vento. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

O mototaxista Adilson Andrade Carvalho, de 61 anos, conta que há mais de 20 anos encara frio e chuva e diz que o pior, sem dúvidas, é o frio. Hoje ele colocou dois casacos, capa corta-vento, touca, luva e uniforme por cima. “Já encarei muito frio e chuva nesta vida, mas o frio é o pior. Ontem, tive que entregar uma encomenda de Campo Grande para o interior e foi muito difícil. Sofrido”, diz o mototaxista. 

trabalhadores enfrantam o frio em cg marcos ermínio (1)
Lílian leva mochila para colocar e tirar casacos. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

A servente bandeirinha, Lilian Aparecida Clara da Silva, de 42 anos, usa a tática de se vestir em ‘camadas'. Ela detalha que para se aquecer, além de casaco, da luva e touca, anda com uma mochila nas costas, pois conforme vai esquentando ou esfriando, vai colocando ou tirando os casacos da mochila. “Eu faço isso e, desse jeito, não passo frio. A gente que fica na rua tem o vento, mas tem o sol para ajudar”, menciona Lilian. 

trabalhadores enfrantam o frio em cg marcos ermínio (1)
Vigilantes aproveitam o aquecimento do colete balístico. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Já os vigilantes, no frio, aproveitam o colete balístico, que já é obrigatório, para se aquecer. Ronaldo Carvalho, de 44 anos, conta que precisou sair de casa às 5h20. Ele  colocou três blusas por baixo do uniforme. “No frio, o que ajuda a esquentar um pouco é o colete balístico e o coturno nos pés, que fazem parte do uniforme. É muito frio que a gente passa”, relata. 

Carvalho vai de carro para o trabalho, mas o colega Adriano Moraes, de 33 anos, foi de e ainda deu azar o veículo apresentar problemas mecânicos na manhã desta quarta-feira, quando seguia para o trabalho. Ele, além dos casacos, usa uma balaclava para se proteger do vento. “Agora, não estou mais, mas senti até calor empurrando a moto. Como a gente trabalha o dia todo, tem que colocar o casaco embaixo do uniforme mesmo”, conta o vigilante.  

Quarta-feira gelada

Campo Grande amanheceu batendo novo recorde. Segundo informações do Climatempo, a Capital registrou mínima de 4°C por volta das 6 horas da manhã desta quarta-feira (18), menos que os 7°C registrados ontem (17). Em alguns bairros de Campo Grande, segundo o meteorologista Natálio Abrão, como no Aeroporto, a sensação térmica foi de 2°C.

Curitiba (PR), única capital que havia sido mais fria que Campo Grande nesta terça (17), registrou mínima de 6°C. Já (SP) registrou mínima de 7°C e Porto Alegre (RS), marcou mínima de 11°C.