Marina Silva com Luciano Huck? Ratinho, o apresentador mesmo, mas, na versão indiana? Putin, presidente da Rússia – Vladimir Vladimirovitch Putin – só que em “formato de cachorro”? E a Joelma misturada com o fofão? Pois é justamente assim que você pode encontrar os famosos na internet. A moda da vez é comentar posts com montagens, citando nome de famosos.

Atualmente, é o ‘meme do meme', o que há de mais recente nas redes sociais. Por exemplo, um vídeo postado recentemente, em que ciclistas entraram de bicicleta em um túnel e se depararam com um trem, rendeu ao menos 50 mil curtidas e 2,2 mil comentários. Destes, a maioria eram internautas postando este tipo de montagens, com a legenda: “fulano [nome do artista] vendo isso”.

Foto: Montagem/Jornal Midiamax

Mas o que é um meme?

A palavra vem do grego mimeme, que significa imitação. No mundo da internet, é um termo bastante conhecido e utilizado, que se refere a uma imagem, vídeo, frase, e até mesmo uma ideia que viralizou, ou seja, se espalhou rapidamente entre os usuários da web e se tornou popular.

E o brasileiro parece ser campeão em memes. Qualquer assunto, qualquer fato é possível de virar piada. No caso das redes sociais, como e Twitter, por exemplo, este tipo de conteúdo é compartilhado com muita facilidade e se propaga facilmente, chegando ao momento das pessoas nem saberem a origem do meme. E muitos especialistas ressaltam que não se trata de apenas e sim bagagem cultural.