Com a alta concorrência no mercado de trabalho, ser criativo é um diferencial que pode ser aproveitado em diversas atividades profissionais. A palavra em si – criatividade – é definida nos dicionários como uma qualidade ligada aos talentos natos ou adquiridos com estudos e prática, para criar, inventar e inovar em diversos campos. 

No dizer popular, criativa é aquela pessoa que está sempre “inventando moda” e tem a mente fértil para diferentes situações. Nas profissões, essa característica não é apenas algo dos artistas, mas também dos empreendedores e até mesmo dos cientistas. 

A criatividade pode ser desenvolvida ao longo da vida, com estudo, paciência e treinamento constante. Sabe o ócio criativo? Pois, bem! Descansar também ajuda a mente ser mais fértil. 

Confira algumas dicas para exercitar a criatividade:

  • Curiosidade é fundamental: fuja da mesmice e da rotina, esteja sempre atento ao novo;
  • Inspire-se nas artes: aprecie a beleza na , nos livros ou em séries e filmes. Isso pode garantir excelentes insights;
  • Descanse: como falamos acima, o cansaço acaba com a nossa criatividade, por isso é tão importante ter momentos para arejar a mente e se divertir;
  • Seja um pouco rebelde: sem rebeldia não existe criatividade. Questione e busque sempre novas formas de pensar sobre diversos assuntos. Tenha cuidado ao seguir o que as pessoas dizem ou pensam sem refletir sobre isso. Já dizia a música do RBD, grupo musical mexicano sucesso nos anos 2000: “Y soy rebelde cuando no a los demás”;
  • Anote suas ideias: leve um caderno com você aonde for. As melhores ideias surgem do nada, até na fila do supermercado. O caderno também estimula a escrita e o desenho em momentos ociosos, o que faz com que a criatividade aflore.

Confira, a seguir, cinco áreas nas quais a criatividade é imprescindível: 

Publicidade e Propaganda

Publicitários trabalham criando campanhas em diferentes formatos, o que, como você deve imaginar, não é uma atividade fácil. A atuação exige jogo de cintura, sensibilidade, muito conhecimento técnico e, claro, criatividade.

Escrita de ficção e roteiro

Imagina criar uma história do zero, totalmente inédita, e torná-la acessível para diferentes públicos, seja por meio de livros ou filmes. Dá uma trabalheira danada pensar em personagens, falas, desenvolvimento, incidente incitante… sem a criatividade, tudo isso se torna engessado e a história não flui.

Moda e Estilo

Estilistas trabalham com a criação de tendências de moda, modelos de roupa, estilos, acessórios e figurinos… e a criatividade é seu principal instrumento de trabalho.

Arquitetura

A noção estética é essencial para os profissionais da área de Arquitetura, e para aliar design e arte com a Engenharia de Construção Civil, é preciso ter uma criatividade bastante aguçada.

Artes Plásticas

Para criar obras de arte ou restaurá-las, é preciso talento e domínio das técnicas de manipulação de diferentes materiais. A profissão pode ser aprendida, assim como os talentos são desenvolvidos, mas sem a criatividade necessária, fica difícil desenvolver peças únicas, com o estilo próprio do artista.

Estude com bolsa de estudo para ser mais criativo

Independentemente da área a qual você deseja dedicar sua criatividade, saiba que pode contar com o Educa Mais Brasil para não gastar muito em uma educação de qualidade. Inscreva-se gratuitamente e encontre bolsas de estudo que possibilitam até 70% de economia nos valores das mensalidades nas melhores instituições de ensino privadas do nosso país. Com mais de 18 anos de trajetória, o já fez a diferença na vida de milhares de estudantes e profissionais em todo o território nacional. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil