Começa nesta segunda-feira ações da 20ª Semana Nacional dos Museus; veja programação em Campo Grande

A programação deste ano inclui palestras, mesas-redondas, encontros, oficinas, exibição de obras audiovisuais, exposições entre outras ações
| 16/05/2022
- 06:55
Começa nesta segunda-feira ações da 20ª Semana Nacional dos Museus; veja programação em Campo Grande
(Foto: Divulgação/FCMS)

A partir desta segunda-feira (16), começa por todo o Brasil a 20ª Semana Nacional de Museus. A programação de eventos em Campo Grande está prevista para ser realizada até o dia 23.

A ação é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com adesão da Fundação de de Mato Grosso do Sul, via Sistema Estadual de Museus. Na Capital, a realização é da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Como ocorre em todos os anos, a Semana Nacional de Museus vem como um novo tema, e desta vez trabalha “O Poder dos Museus”. "Além de valorizar a capacidade das instituições de se reinventarem em momentos de crise, como foi recentemente com a pandemia, a ideia é exaltar o papel de 'construtor do futuro' do setor museu, por meio de ações de pesquisa, preservação, conservação, educação e comunicação", diz trecho da nota da Prefeitura.

Programação da Semana Nacional dos Museus

A programação deste ano inclui palestras, mesas-redondas, encontros, oficinas, exibição de obras audiovisuais, exposições, visitas mediadas, sarau e contação de histórias.

Oito locais em Campo Grande foram selecionados para receber as atividades: Arquivo Público Estadual de MS, Museu da História da Medicina de Mato Grosso do Sul Dr. Fauzi Adri, Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, Museu das Culturas Dom Bosco, Museu de Arqueologia da UFMS, Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco), Museu José Antônio Pereira e a sede do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul. O documento com as agendas completas pode ser acessado clicando aqui.

A Sectur também preparou uma programação especial no Museu José Antônio Pereira. Na terça-feira (17), o City Tour levará crianças atendidas pelo Cras (Centro de Referência da ) do Jardim Aeroporto ao local para que elas participem de visitas guiadas. Os passeios acontecerão durante a manhã e à tarde, levando 57 jovens em cada turno.

No sábado (21), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), ocorre o 1º Sarau Entardecer no Museu. A abertura será feita pelo grupo musical Galera Pagode 90, e o evento continua com contação de histórias, apresentações de balé e capoeira do Projeto Asas do Futuro e show com Ruan e Graziel. Haverá também venda de artesanatos, opções de gastronomia, realização de pinturas faciais nas crianças, visitas mediadas no museu e a presença do Coletivo Brechó e do espaço de leitura itinerante da Gibiteca.

Encerrando as atividades, no dia 23, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove a Oficina de Saberes, um encontro que possibilitará o diálogo sobre a construção e a edificação da casa do fundador da cidade. As reuniões acontecerão de 7h às 11h e das 13h às 17h.

Serviço

O Museu José Antônio Pereira, onde acontecerá as visitas do City Tour, o Sarau Entardecer no Museu e a Oficina dos Saberes, fica na Avenida Guaicurus, quase esquina com a Rua Escaramuça, no Bairro Jardim Monte Alegre.

Mais informações sobre a 20ª Semana dos Museus podem ser acessadas pelas redes sociais da Sectur: @secturcg no Facebook e Instagram.

Veja também

Ana Castela é natural de Sete Quedas e é uma das artistas mais ouvidas do Brasil com a canção 'Pipoco', parceria com Melody e DJ Chris No Beat

Últimas notícias