está inserido no calendário cultural do Ministério do Turismo. Cerca de 10 eventos na agenda movimentam a economia de diversos municípios, valorizando a gastronomia, dança e apresentações típicas da cidade.

28° Exponavi

Acontece entre 10 e 13 de novembro a tradicional Exposição de Naviraí. A 28ª edição será no Parque de Exposição do município em comemoração à emancipação político-administrativa, no dia 11 de novembro. Nos três dias de festa, haverá atrações culturais, exposição de máquinas agrícolas, produtos da agricultura familiar e rodeio em touros e cavalos.

Aniversário de Pedro Gomes

De 11 a 13 deste mês, a cidade de comemora os 58 anos de fundação. Em comemoração ao aniversário de emancipação, é realizada uma grande Festa de Peão do Rodeio, com , baile e praça de alimentação. Evento tradicional no município, há anos tem mantido a tradição e recebido muitos turistas neste período festivo, movimentando a economia local.

Noite Pantaneira

Miranda celebra a festa típica do Pantanal Sul, com culinária, música, apresentações e muita alegria! O propósito é resgatar, promover e cultivar a tradição, os costumes, a música e a culinária da região pantaneira.

O evento gastronômico e cultural, que será realizado no dia 12 de novembro e se repete no dia 10 de dezembro, é fechado e é necessário agendamento prévio na Pousada Pioneiro Turismo.

Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira da Cidade

Padroeira de é comemorada no dia 24 de outubro, mas as festividades iniciam já no dia 15, quando é celebrada missa, procissão luminosa, quermesse e show. É uma festa que atrai muitos devotos da região e de outros municípios do Estado e que recebeu a consagração de Santuário Mariano em 2008.

7º Festival Gastronômico Sabores de Dourados

O Festival Gastronômico Sabores de ocorre anualmente nos estabelecimentos gastronômicos e tem como proposta a valorização da gastronomia douradense. O evento conta com as seguintes categorias: a la carte, lanche, pizza, porção e nas modalidades presencial, retirada no balcão e delivery. Evento acontece de 21 de novembro a 21 de dezembro.

eco extremo
Eco Extremo reúne aventuras no Pantanal de Corumbá (Foto: Prefeitura Municipal)

Eco Pantanal Extremo

Maior evento de aventura e adrenalina da região Centro-Oeste, o Eco Pantanal Extremo 2022 tem previsão de acontecer entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Corumbá, com organização do Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Esportes.

Neste ano, serão disputadas seis modalidades: canoagem, corrida de trilha, maratona aquática, mountain bike (MTB), stand up paddle (SUP) e tiro prático. Todas as provas serão coordenadas pelas federações de cada esporte.

O Eco Pantanal Extremo já se consolidou como um dos eventos mais aguardados pelos amantes de esporte de aventura, que têm a oportunidade de apreciar as belezas naturais do Pantanal e observar a preservação do bioma pantaneiro. A competição também é responsável por divulgar Corumbá e Mato Grosso do Sul para o Brasil e o mundo.

Nosso Natal

O evento é realizado nos 9 dias anteriores ao Natal, com uma variedade de atrações como decoração natalina na Praça da Matriz, onde está o Santuário, em Aparecida do Taboado. As atividades se estendem até as ruas do comércio adjacentes, estrutura de palco, som, luz, camarim, banheiros químicos e segurança para apresentações diárias de artistas locais, cantores gospel evangélicos e católicos, apresentações de dança e corais e montagem de playground infantil para as crianças.

A festança começa dia 16 de dezembro e segue até o Natal, no dia 25.

Nosso Ano Novo é Aqui

Evento com duração de 3 dias de shows e apresentações musicais variadas com queima de fogos silenciosos na Praça da Matriz, preparada com estrutura de palco, som, iluminação, camarins, banheiros químicos e segurança. De 30 de dezembro a 1º de janeiro em Aparecida do Taboado.

A lista completa dos eventos está disponível na agendona do Ministério do Turismo.