Elas encantam e deixam os campo-grandenses apaixonados. Não é à toa que as araras são um dos símbolos de . Mas, você sabia que é possível ter uma como pet? Na Capital, inclusive, uma ave dessa espécie já ficou conhecida por ser criada dentro de casa.

Joaquim, ou Joca para os mais íntimos, é a arara famosinha domesticada que faz passeios no de vez em quando e já viralizou nas redes sociais. Em conversa recente com o Jornal Midiamax, a dona desse lindo bicho explicou que a adoção foi feita de forma legal e que, sim, é possível ter uma arara como animal de estimação.

Carolina Freitas da Rocha, de 28 anos, é a arquiteta “” da espécie Canindé que tem dois anos de e já deu muito o que falar pela cidade morena.

VÍDEO: Joca é arara criada em casa, mas que passeia até no shopping em Campo Grande
Caroline beijando Joca – (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

A arquiteta conta que comprou Joca em um criatório em Sete Lagoas, Minas Gerais, quando ele tinha apenas dois meses e pagou R$ 4,5 mil pela ave. “Comecei a pesquisar e vi que alguns grupos de pessoas tinham aves como pet”, relembra.  

Ao comprar uma arara para ser criada em casa, Carol sabia que poderia passar por situações delicadas. “Tenho toda a documentação dele. O certificado de autorização do Ibama, o documento do criatório, o documento sanitário. Além disso, ele tem uma anilha de identificação em uma das perninhas”, detalha ela.

Situação complicada

Apesar disso, a arquiteta conta que não tem tantos problemas. Muito pelo contrário, várias pessoas pedem para tirar foto com Joca, fazer carinho e encostar. Carolina se lembra apenas de um caso em que foi importunada por uma mulher no supermercado. “Ela disse que não poderia estar ali no calor, que ia chamar a polícia, que eu tinha que ser presa”.

Caroline ainda tentou mostrar a documentação à cidadã, mas o diálogo não funcionou. “Foi uma situação bem estressante, até para o Joca, que ficou agitado”.

Quanto custa ter uma arara como pet?

Joca é muito apegado à mãe humana e, inclusive, tem ciúmes dela. “Ele está aprendendo a falar várias palavras. Sabe falar ‘mãe', ‘Joca', imita um gato da vizinha. Também fala ‘vô' e ‘vó'”, segundo a dona, que tem uma casa de repouso, que justifica a convivência da ave com idosos.

Falando em convivência, Joca também mora com mais quatro cachorros. Aves de sua espécie podem viver até 80 anos e Caroline esclarece que a vida em ambientes naturais já não é mais possível para ele, por conta da adaptação. “A questão da comida, da relação com as outras até o cansaço podem impedir que Joca volte à natureza”, finaliza a arquiteta.

E você, também ficou querendo uma arara? O preço varia e, para ter uma como pet, pode ser preciso desembolsar mais de R$ 8,5 mil.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.