Mulher realiza sonho de vender farofa do Acre em MS e vira febre entre restaurantes
Como milhões de brasileiros, Pamela Camargo de Almeida deixou o Estado onde morava para tentar a vida novamente em sua cidade natal. Desempregada, ela e o marido saíram do Acre, há 5 anos, e escolheram voltar para Campo Grande para firmar raízes. Depois de fechar uma loja de roupas, abandonar vendas de doces e não […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Como milhões de brasileiros, Pamela Camargo de Almeida deixou o Estado onde morava para tentar a vida novamente em sua cidade natal. Desempregada, ela e o marido saíram do Acre, há 5 anos, e escolheram voltar para Campo Grande para firmar raízes. Depois de fechar uma loja de roupas, abandonar vendas de doces e não conseguir levantar renda, a autônoma quase chegou no fundo do poço. Foi quando puxou na memória afetiva o gosto da farofa de sua mãe e decidiu oferecer para os amigos. Em poucos meses, o produto caiu no gosto dos sul-mato-grossenses e virou febre entre os estabelecimentos comerciais da Capital.
A empreendedora conta que, logo que chegou na Cidade Morena, sonhava em jantar em uma rede de churrascarias regional, mas logo desistia por não ter dinheiro. Com muito custo e ajuda dos sogros, Pamela montou uma loja de roupas no Shopping Pantanal, que em pouco tempo fechou as portas por falta de clientes. Sem desistir, ela resolveu vender bombons, mas o negócio também minguou com a chegada da pandemia.
“Tive que vender coisas que tinha em casa como roupas pessoais e utensílios domésticos, foi nessa mesma época que eu engravidei e me vi desesperada e sem esperança. Pegava qualquer coisa para tentar gerar renda, maquiagens, cosméticos…”
Como rotineiro em MS, o casal frequentava churrascos entre amigos, até que a qualidade da farinha oferecida começou a chamar a atenção de Pamela.
“Eu vi que não era a mesma qualidade do que a que a gente come no Acre e falei para um amigo que seria bom trazer a de lá para Campo Grande. A questão de logística e financeira foram os empecilhos que tive, mas juntei dinheiro e comprei a primeira saca.”
O produto em questão é a farinha que, em 2009, foi apontada como a melhor farinha de mandioca do Brasil. O reconhecimento foi manifestado, na época, por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no estado e de Cruz das Almas (BA).
Sem ter maquinário, Pamela pediu emprestado um fogareiro e com um “pé de máquina” fabricava 5 sabores de farofas. Vendendo pra um e pra outro, um dia ela teve a ideia de oferecer nos restaurantes.
“Peguei mil reais emprestados, juntei com tudo que eu tinha guardado da renda das farofas e comprei diversas sacas. Na terceira semana comecei a chorar pois ia ter que pagar a primeira parcela do empréstimo e eu estava sem dinheiro.”
O marido da cozinheira decidiu ir atrás dos estabelecimentos que tinha oferecido o produto e começou a ter um retorno positivo. O negócio foi crescendo e, atualmente, a empreendedora fabrica suas farofas em um fogão semi-industrial e possui o próprio expositor.
A farofa, ela garante ser incomparável e casar muito bem com o tradicional churrasco sul-mato-grossense. Pamela prepara nos sabores Alho, Calabresa, Doce mel, Bacon, Pimenta, Tradicional e Banana da Terra. A grande procura fez com que o casal também criasse um perfil nas redes sociais para comportar os pedidos. O segredo do sucesso, segundo a empreendedora, é nunca desistir.
“Quando nada deu certo, minha loja, meus doces eu fiquei muito triste, era muita frustração. Com perseverança conseguimos conquistar nossos clientes e fazer o negócio começar a dar certo.”
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.