Por conta da pandemia do coronavírus, a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e a Lienca (Liga das Escolas de Samba) estudam mudar a data do de para maio de 2021. A decisão poderá ser tomada, após uma nova reunião para discutir a mudança no calendário, que está agendada para a próxima quarta-feira (2). De qualquer forma, o presidente da Liga, Alan Catarinelli, garantiu que o desfile das Escolas de Samba de Campo Grande será uma grande espetáculo ano que vem.

O isolamento social impediu que as agremiações realizassem os tradicionais eventos para arrecadar fundos para o desfile. No entanto, sem desanimar, as Escolas vêm buscando novas formas de não deixar a festa de Momo perder o brilho em 2021. “O nosso carnaval, no calendário oficial, está previsto para fevereiro, mas por conta da situação que estamos vivendo nós resolvemos adiar, a princípio para maio. Com a projeção ele também pode ocorrer em junho ou julho.”

O presidente ainda explicou que as Escolas de Samba também estão trabalhando a criatividade para continuar propagando a bandeira do samba na Passarela.

“Esse ano foi atípico. As escolas não estão desmotivadas, elas estão ansiosas, estão querendo voltar. Em respeito por tudo que está acontecendo, por conta dessa pandemia não pode. Estão trabalhando internamente, elaborando os croquis das fantasias, fazendo seus planejamentos de desfile. Algumas estão fazendo feijoada delivery para poder arrecadar alguma coisa.”

A Lienca deve analisar a situação do coronavírus em antes de bater o martelo. O que se espera, de acordo com Alan, é que a chegue para que os foliões e integrantes das agremiações possam ter total segurança durante a festa. Caso contrário, a Liga estuda fazer adaptações no evento.

“Será uma grande festa como sempre organizamos. Para isso precisamos ver a situação real da pandemia. Se precisar adaptar, nós vamos. A principio deixamos acertado em maio porque logo após o carnaval vem a quaresma. Em respeito ao calendário bíblico, nós resolvemos pré-agendar para inicio de maio. As escolas vão vim com toda sede. Nossa classe está sofrendo muito. Não seremos negligentes em realizar um desfile em plena pandemia.”