Empresa que faz sucesso pelo país foi lembrada porque produto não existia em MS.

Era uma tarde de sol como outra qualquer. Tereré gelado rolando e bate-papo também. Mas assunto vai, assunto vem, e o tema negócios entrou na conversa. Danilo Rondon que diz estar empreendendo pela primeira vez se recorda que o novo projeto surgiu assim, como quem não quer nada. “A gente tava tomando tereré e começou a falar de negócios. De algo que poderia fazer e aí o Divulgapão entrou na conversa”, lembra.

A empresa que faz sucesso pelo País foi lembrada pelo fato de ele e dos amigos nunca terem visto algo parecido aqui. “Ficamos falando e pensamos na empresa porque nunca vimos aqui. A gente já tinha visto em outros lugares, mas aqui não”, diz.

Depois da conversa, Danilo diz que foi pesquisar sobre publicidade em sacos de pães e viu que o papo descontraído poderia sim tomar corpo. Mas, antes de se decidir foi a várias padarias e fez sua própria pesquisa de campo. “Eu fui a diversas padarias e perguntei aos donos o que eles achavam do produto. Se usariam? Se conheciam? Também perguntei aos clientes o que pensavam em receber propagandas em sacos de pães. Como as respostas foram positivas vi que poderia investir”, diz.

Outro fator que o fez tomar a decisão de apostar no projeto é o valor da franquia. Com baixo investimento, e possibilidade de ganho rápido, o produto se tornou atraente. “O investimento foi em torno de R$ 20 mil. Não é muito alto”, pondera.

A maior dificuldade, diz, é que é uma franquia que exige tino comercial. “Trabalhamos com publicidade e eu tenho que vender os espaços que estão nos sacos de pães. No primeiro mês penei. Agora já estou aprendendo a ser um bom vendedor”, brinca.

Como funciona?

Cada saquinho de pão tem espaço para 32 publicidades. As empresas pagam pelo espaço e escolhem o tamanho do anúncio. A publicidade é veiculada durante a vigência da tiragem. Para Danilo o modelo é atrativo para os empresários, pois aumenta a efetividade da mensagem. “O uso do saquinho de pão como meio de veiculação tem um grande diferencial, porque com pelo menos 30 mil clientes vão levar para casa a marca da empresa. Isso é o número de alcance direto da propaganda. Em termos indiretos a propaganda pode atingir mais de 100 mil pessoas”, comenta.

Já os donos da padaria ganham porque poupam em investimento de material. Dirles Bigolin Gueno, da Padaria Mais que Pão, diz que aceitou participar do projeto porque, além de diminuir seu custo com a impressão de sacos de pães, os clientes aprovaram a ideia. “Todo mundo está gostando. A gente economiza e o cliente gosta de ver as propagandas”, diz.

Lídia Regina Schneider pereira, empresária, aprova. “Vejo todas as propagandas e já escolhi empresas que empresas que estavam estampadas no saquinho. Acho muito legal e creio que deve dar um bom retorno”, diz a empresária, que afirma investir em publicidade.

Dirles ainda completa e diz que outro fator importante na escolha de participar do projeto é a qualidade dos saquinhos. “São muito bons. Não rasgam, têm excelente qualidade”, diz.

Publicidade x Inovação

A busca por inovação na hora de anunciar uma marcar reflete as mudanças de comportamento do mercado consumidor brasileiro. De um lado da ponta, quem produz tenta fugir do convencional, aposta não apenas em criatividade, mas em novas maneiras de se aproximar do público. E embora não exista uma equação exata para as empresas que buscam vender seu negócio, a melhor estratégia ainda acaba sendo a novidade. “Quem não quer ter sua marca veiculada com aquele cheirinho gostoso de pão”, finaliza.