O soldado do Exército, Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, morreu neste sábado (27), na Santa Casa de Campo Grande, depois de complicações de saúde, após realização de atividades físicas, em campo, com o grupo do 10 º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Vista, a 324 quilômetros da Capital, nesta sexta-feira (26).

Amigos e familiares do rapaz denunciam que, entre as principais causas da morte do militar, além de um possível quadro de ‘desidratação’, estão ‘esforços exaustivos durante os exercícios físicos’, realizados em uma manobra militar.

“Não acredito que entreguei meu filho vivo para o Exército e recebo ele dentro de um caixão. Não é justo, quero justiça, isso não pode ficar impune! O Vini era um menino muito educado, meu companheiro, minha vida, e agora como fica minha vida?”, disse a Mariza, mãe de Vinícius ao site Fronteira News.

Vários moradores de Bela Vista, indignados, lamentaram a morte do jovem, nas redes sociais. Em uma das postagens, as palavras descritas foram: “E hoje recebo a notícia do óbito. Triste demais! Em que mundo ainda estamos vivendo? A pergunta que não quer calar: por que deixaram um humano chegar nesta situação? Isso é gravíssimo! Espero que a mãe receba todo o direito do mundo e tome todas as providências, que a justiça seja feita! Todos nós estamos revoltados…”

Em um trecho de um vídeo, divulgado no WhatsApp, uma moradora de Bela Vista diz: “Ontem terminou o campo deles, e, por desidratação, que afetou os rins dele … Levaram ele direto para o hospital e depois encaminhado em ‘vaga zero pra Campo Grande’. Só que ninguém está falando isso… Eles querem ‘tapar o sol com a peneira’, isso é muito triste porque é um filho que foi tirado dos pais. O sonho desse menino era servir o Quartel, mas infelizmente, por negligência … Como eles não veem que uma pessoa está em seu extremo e não vão fazer nada? … Eu quero que vocês falem e comentem pra não ficar por isso! Foi uma vida ceifada, foi uma vida tirada. Por favor, compartilhe … Morreu com sede, com fome, tanto de humilhação que ele passou … Só pense nisso …

Por meio de nota, divulgada no Instagran do Exército de Bela Vista, a corporação lamentou a morte do soldado e divulgou quais seria as causas do óbito do jovem militar. Confira a nota:

É com grande pesar que a Comando do 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada lamenta informar o falecimento do Soldado Recruta Vinicius Ibanez Riquelme, do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Bela Vista- MS, ocorrido no dia de hoje (27), em Campo Grande. A nota ainda traz que, Vinicius participava do acampamento de Instrução Básica, quando foi conduzido pela equipe de Saúde de Formação sanitária com ‘sintomas de febre, diarreia e com pressão estável. … e que, apesar de ser hidratado e medicado e sem apresentar melhoras o soldado foi evacuado (encaminhado) para o Hospital de Bela Vista, onde foi diagnosticado com choque séptico. Em seguida, ainda segundo a nota do Exército, Vinícius então foi encaminhado para Santa Casa de Campo Grande, na noite de ontem , mas que faleceu na manhã deste sábado.

Ainda segundo a nota divulgada pelo Exército, a família do soldado está recebendo apoio médico, psicológico e ‘suporte espiritual’.

Na Delegacia de Bela Vista, a informação obtida pelo Jornal Midiamax é que o delegado plantonista estava na cidade de Caracol, onde também atende plantões. Nossa reportagem também foi informada que, como o caso aconteceu em ‘área militar, todo o procedimento está a cargo do Exército’.

Em nota o CMO (Comando Militar do Oeste) lamentou a morte de Vinícius, “O Comando Militar do Oeste (CMO) lamenta o falecimento do soldado recruta do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, localizado na cidade de Bela Vista-MS, e informa que está prestando suporte aos familiares do militar. O CMO esclarece que o soldado foi atendido pela equipe de saúde do Regimento na sexta-feira (26), encaminhado ao hospital de Bela Vista (MS) e, no mesmo dia, transferido para a Santa Casa de Campo Grande. Um inquérito policial militar será instaurado para apurar os fatos.”