Sindicalista anuncia ’14º’ para categoria e causa polêmica entre servidores
Benefício se trata de extra oferecido pelo Ministério da Saúde para a categoria
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Benefício se trata de extra oferecido pelo Ministério da Saúde para a categoria
Mais um vídeo envolvendo o presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande) Marcos Tabosa, provocou polêmica nas redes sociais. As imagens mostram Tabosa anunciando o pagamento de 14º salário de agentes comunitários de saúde.
No vídeo o presidente do Sisem está acompanhado dos secretários Jamal Salem da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Wilson do Prado, da Semad (Secretaria Municipal de Administração), e do subsecretário da Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle), Ivan Cordeiro. Tabosa afirma que formalizou acordo do pagamento do 14º salário com o prefeito Gilmar Olarte (PP).
Servidores da saúde que tiveram acesso ao vídeo, que ganhou repercussão no whatsApp, ficaram inconformados com a notícia. “Se é um direito deles, tudo bem, a gente não discute isso, mas queria saber porque eles têm direitos e agente não?”, pergunta uma servidora, que não quis se identificar.
Um enfermeiro, que também preferiu não informar o nome, questiona o benefício. “Não somos contra a dar o benefício, mas vamos questionar os incentivos que para o pagamento e manutenção da PSF (Programa da Saúde da Família) porque falta material de trabalho, medicamentos”, destaca.
O presidente do Sisem informou a reportagem que se expressou mal e que o benefício se trata de um recurso extra destinado pelo Ministério da Saúde. “Não é um 14º salário, é uma parcela extra que Ministério da Saúde manda para o agente comunitário e que antes não era repassado. É um direito da categoria que cabe ao município repassar e é previsto em portaria”, justifica.
De acordo com o artigo 1 da portaria 314/2014, “Fica fixado em R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais) por Agente Comunitário de Saúde (ACS) a cada mês o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família”.
Jamal, também explicou o fato. “É uma gratificação que vem do Ministério da Saúde carimbado para os agentes. Vai ser repassado em 10 parcelas de R$ 101,40”, declara. Conforme a assessoria de comunicação da Sesau, 1.546 agentes comunitários de saúde serão beneficiados.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
CCZ oferece atendimento em shopping da Capital neste sábado
Ação faz parte da campanha Dezembro Verde e visa o combate aos maus-tratos e abandono aos animais
Vereadores homenageiam personalidades com a medalha “Destaques da Década”
A medalha é destinada a autoridades, personalidades, políticos, instituições, campanhas, programas ou movimentos que promoveram avanços relevantes para a capital
Rapaz é brutalmente agredido no interior e internado em estado grave na Santa Casa da Capital
A vítima ainda não foi identificada, pois não está portando documento
VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Morador gravou vídeo em cascata de lama na Rua Paranapebas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.