Benefício se trata de extra oferecido pelo Ministério da Saúde para a categoria

Mais um vídeo envolvendo o presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande) Marcos Tabosa, provocou polêmica nas redes sociais. As imagens mostram Tabosa anunciando o pagamento de 14º salário de agentes comunitários de saúde.

No vídeo o presidente do Sisem está acompanhado dos secretários Jamal Salem da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Wilson do Prado, da Semad (Secretaria Municipal de Administração), e do subsecretário da Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle), Ivan Cordeiro. Tabosa afirma que formalizou acordo do pagamento do 14º salário com o prefeito Gilmar Olarte (PP).

Servidores da saúde que tiveram acesso ao vídeo, que ganhou repercussão no whatsApp, ficaram inconformados com a notícia. “Se é um direito deles, tudo bem, a gente não discute isso, mas queria saber porque eles têm direitos e agente não?”, pergunta uma servidora, que não quis se identificar.

Um enfermeiro, que também preferiu não informar o nome, questiona o benefício. “Não somos contra a dar o benefício, mas vamos questionar os incentivos que para o pagamento e manutenção da PSF (Programa da Saúde da Família) porque falta material de trabalho, medicamentos”, destaca.

O presidente do Sisem informou a reportagem que se expressou mal e que o benefício se trata de um recurso extra destinado pelo Ministério da Saúde. “Não é um 14º salário, é uma parcela extra que Ministério da Saúde manda para o agente comunitário e que antes não era repassado. É um direito da categoria que cabe ao município repassar e é previsto em portaria”, justifica.

De acordo com o artigo 1 da portaria 314/2014, “Fica fixado em R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais) por Agente Comunitário de Saúde (ACS) a cada mês o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família”.

Jamal, também explicou o fato. “É uma gratificação que vem do Ministério da Saúde carimbado para os agentes. Vai ser repassado em 10 parcelas de R$ 101,40”, declara. Conforme a assessoria de comunicação da Sesau, 1.546 agentes comunitários de saúde serão beneficiados.