O objetivo da ação é conhecer os processos organizacionais e interagir com o cotidiano da Santa Casa

A Santa Casa de Campo Grande irá receber nesta quarta-feira (28) e sexta-feira (30) estudantes de diversas universidades através do projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), já desenvolvido desde o ano de 2012 na instituição. Os universitários irão se dividir em grupos multiprofissionais com uma programação pré-estabelecida para conhecer o espaço físico e o funcionamento do hospital.

O objetivo principal do projeto é a construção do conceito ampliado em saúde e reflexão sobre o trabalho em equipe, possibilitando o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais e questões que estão relacionadas à saúde, ao SUS. 

O projeto é apoiado e custeado pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana em Saúde (OPAS) e desenvolvida em conjunto com a secretaria municipal de saúde. 

A Santa Casa irá recepcionar os três grupos de estudantes nos respectivos dias para um processo de imersão teórica, prática e vivencial no sistema de saúde da instituição. A imersão é uma metodologia através da qual o participante fica 24 horas, o dia todo, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto.

A instituição disponibiliza um espaço para a realização de observações e vivências frente à realidade do SUS, participando e interagindo em grupos. São previstas atividades de aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo.