OAB/MS pede à PM extinção de julgamentos secretos
O comunicado foi feito nessa quarta-feira (18), em reunião entre a diretoria da Seccional e o comandante da PMMS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O comunicado foi feito nessa quarta-feira (18), em reunião entre a diretoria da Seccional e o comandante da PMMS
Diante da solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), o Comando da Polícia Militar de MS acolheu as justificativas da Seccional e irá oficializar a extinção de julgamentos secretos de aspirantes a oficiais. O comunicado foi feito nessa quarta-feira (18), em reunião entre a diretoria da Seccional e o comandante da PMMS, coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho, na sede do Comando.
“A decisão beneficia a advocacia sul-mato-grossense e, principalmente, o jurisdicionado”, afirmou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, destacando que a medida pode se estender a outros Estados. Já para o secretário-geral, Lázaro José Gomes Júnior, a decisão significa uma “evolução” para a classe, que beneficia não só o advogado, mas também o próprio réu, que terá direito da ampla defesa.
O autor da proposta, conselheiro estadual José Belga Gomes Assis Trad, explicou que a medida atende entendimento do Supremo Tribunal Federal, que considera inconstitucional o julgamento secreto de aspirantes a oficiais. Nas sessões, o réu era impedido de participar, não havendo franqueamento da palavra nem ao advogado e nem ao réu. Conforme José Belga, o julgamento aberto vai evitar condenações desnecessárias. “O procedimento atende três princípios constitucionais: da publicidade, da ampla defesa e da essencialidade do advogado”, destacou. “O advogado não é mera formalidade e tem toda condição de mudar um resultado preconcebido”, completou. Conforme o conselheiro, os criminalistas serão beneficiados, já que serão mais requisitados a atuarem na corregedoria.
O Comandante da Polícia Militar de MS, coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho, vai participar da sessão do conselho da OAB/MS no dia 27 de março para oficializar a decisão. Na oportunidade, Deusdete irá apresentar aos conselheiros dois projetos que serão realizados em parceria com a Seccional, para beneficiar a sociedade. O representante institucional da OAB/MS, Aluízio Pessoa Frazão, também participou da reunião.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.