Geral

Lideranças ocupam Funai para protestar contra mudança na coordenaria

Aproximadamente 56 indígenas ocuparam a sede da Funai 

Diego Alves Publicado em 01/07/2015, às 23h32

None
reuniao.jpg

Aproximadamente 56 indígenas ocuparam a sede da Funai 

Aproximadamente 56 indígenas ocuparam a sede da Funai (Fundação Nacional do índio), em Campo Grande para protestarem contra possíveis mudanças na coordenadoria regional da Fundação. Nesta quarta-feira (1) o grupo se mobilizou para pedir explicações sobre o motivo que teria tirado o atual coordenador, Evair Borges, do cargo.

“Pedimos que ele seja reconduzido ao cargo. Enquanto o presidente da Funai não colocar o nosso coordenador como titular nós vamos nos manter no prédio”, disse cacique Branco, liderança da região de Miranda.

Os indígenas alegam que a nomeação de Evair foi revogada durante a mudança de presidente na Funai, em Brasília. A nomeação chegou a ser publicada na edição do Diário da União, no dia 2 de junho deste ano.

“Hoje foi uma iniciativa, um começo. Mais na segunda-feira mais comunidades devem vir para Campo Grande e ocupar o prédio” adiantou Branco.

Caso não haja explicações, os indígenas devem fechar a coordenadoria da Funai por tempo indeterminado até que Evair volte a ocupar o cargo como titular. Hoje ele se mantém no cargo, mas como coordenador regional substituto.

Jornal Midiamax