Reeducandos de presídios de Mato Grosso do Sul fizeram e estão fazendo cursos de capacitação

Apenas no segundo semestre deste ano, foram e estão sendo realizados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 18 cursos profissionalizantes em 13 unidades penais, distribuídas em nove municípios de Mato Grosso do Sul, atendendo a 349 reeducandos custodiados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

De acordo com a Divisão de Educação da Agepen, os internos participam de diferentes qualificações que possuem demanda de mercado: pedreiro de alvenaria, vendedor, manicure e pedicure, pizzaiolo, salgadeiro, operador de computador, aplicador de revestimentos cerâmicos, pintor de obras e armador de ferragem.

Conforme a chefe da Divisão de Educação da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, o número de cursos e internos qualificados poderia ser bem maior, mas essa oferta esbarra na dificuldade por parte das instituições realizadoras de cursos, cadastradas pelo Ministério da Educação, em conseguir professores que se habilitem para dar aulas no sistema prisional.

Mesmo assim, segundo a chefe de Divisão, para o 1º semestre de 2015 a agência penitenciária de Mato Grosso do Sul já encaminhou o “Mapa de Demanda do Pronatec” ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) com proposta de pactuação de 824 vagas. “Estamos aguardando a pactuação junto ao MEC e se haverá disponibilidade dos ofertantes”, ressalta Elaine.