TRE-MS realiza sorteio das urnas que serão utilizadas na votação paralela
Neste sábado (4), às 9 horas, no plenário do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), será realizado o sorteio das urnas que serão utilizadas na votação paralela. No Estado, serão sorteadas duas urnas, uma de Campo Grande e outro do interior, que estão com carga de votação oficial e seriam utilizadas nas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste sábado (4), às 9 horas, no plenário do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), será realizado o sorteio das urnas que serão utilizadas na votação paralela.
No Estado, serão sorteadas duas urnas, uma de Campo Grande e outro do interior, que estão com carga de votação oficial e seriam utilizadas nas eleições de domingo. As urnas retiradas do local de votação são substituídas por outras, as quais serão carregadas com os dados oficiais das urnas sorteadas.
A votação paralela é uma forma de auditoria adotada por todos os TREs, como forma de confirmar a segurança da urna eletrônica.
O procedimento ocorre no domingo (5), mesmo dia e horário oficial da votação, sendo acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), do Ministério Público, além de fiscais que verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital. Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.
Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.