Prefeitura afirma que até o fim do dia serviços de internet voltam ao normal após vandalismo

A Prefeitura informou nesta segunda-feira (21) que até o fim do dia os serviços de internet de 20 repartições públicas municipais devem voltar ao normal, após o ataque de vândalos a uma das sete torres de antenas de cobertura do sistema de informática do Executivo, que ocorreu na madrugada deste domingo (20). Técnicos do IMTI […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura informou nesta segunda-feira (21) que até o fim do dia os serviços de internet de 20 repartições públicas municipais devem voltar ao normal, após o ataque de vândalos a uma das sete torres de antenas de cobertura do sistema de informática do Executivo, que ocorreu na madrugada deste domingo (20). Técnicos do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação) trabalham desde ontem para reparar os cabos e restaurar a comunicação que deixou desde postos de saúde a escolas e terminais sem internet.

“Estamos providenciando a manutenção dos equipamentos e fazendo os reparos necessários para colocar o serviço em funcionamento ainda hoje”, afirmou Alessandro Menezes, diretor-presidente do IMTI. Alessandro informou que o órgão registrou boletim de ocorrência no domingo.

Segundo Menezes, conviver com os resultados de atos de vandalismo é comum, mas esta foi a primeira vez que a Prefeitura se depara com um dano que alcançou 20 unidades de serviços essenciais como postos de saúde e escolas. “Hoje estamos discutindo com a Guarda Municipal para desenvolvermos um plano de prevenção desses atos”, disse Alessandro.

O diretor de infraestrutura do órgão, Thiago Cardoso Pereira, contou que a ação aconteceu na madrugada de domingo, na torre localizada no final da Avenida Salgado Filho. “Pularam o muro, arrombaram uma porta e subiram na torre de comunicação, que tem 60 metros de altura”, informou Thiago. “Picharam as antenas, defecaram no local e cortaram os cabos, com isso a torre perdeu a comunicação com as várias unidades da Prefeitura que atendem aquela região”, explicou o diretor.

De acordo com ele, o problema foi constatado pela manhã, quando um servidor de uma unidade de saúde da região informou que estava sem comunicação. “Fomos verificar o que poderia ter acontecido, quando identificamos os atos de vandalismo. Registramos o boletim de ocorrência ontem mesmo”, disse Thiago.

O diretor de infraestrutura informou, ainda, que os atos de vandalismo podem trazer mais prejuízos para os cofres municipais. “Os técnicos estão avaliando se houve dano nos rádios de comunicação, no equipamento. Agora, estamos refazendo todo o trabalho que já foi feito antes para restabelecer a comunicação hoje ainda”.

São 20 repartições municipais que estão sem acesso aos serviços disponíveis pela internet, entre elas as unidades de saúde no Lar do Trabalhador e Jockey Club; Ceinfs do Jardim Nhanhá, Serradinho, Marcos Roberto e Piratininga; Escola Municipal Y-Juca Pirama; Conselho Municipal de Saúde; Arquivo Histórico; Conselho Tutelar Centro; Superintendência de Abastecimento Alimentar; Terminal Júlio de Castilho; Serviço Verificação de Óbito (SVO) do Instituto Médico-Legal; Parque Ecológico Anhanduí; Escola de Governo; Instituto Municipal de Previdência; Praça Bernardino Rio Branco; Junta Militar; 14 de Julho na Orla Ferroviária e o Cras especializado no atendimento de pessoas com necessidades especiais, da Secretaria de Assistência Social.

Conteúdos relacionados