Prefeito vai discutir com a Câmara transformação da Coordenadoria em Secretaria de Defesa Social

O prefeito Gilmar Olarte planeja transformar a Coordenadoria Municipal de Segurança Pública em Secretaria de Defesa Social, mudança que vai discutir com a Câmara em agosto, quando os vereadores voltam do recesso. Segundo o prefeito, a implantação desta Secretaria não vai gerar custo adicional já que não envolverá a criação de cargos, abrangendo além da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O prefeito Gilmar Olarte planeja transformar a Coordenadoria Municipal de Segurança Pública em Secretaria de Defesa Social, mudança que vai discutir com a Câmara em agosto, quando os vereadores voltam do recesso. Segundo o prefeito, a implantação desta Secretaria não vai gerar custo adicional já que não envolverá a criação de cargos, abrangendo além da Guarda Municipal, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

“A Secretaria é uma exigência do Ministério da Justiça para assegurar a Campo Grande recursos e estrutura necessários a implantação de uma política de prevenção e combate ao consumo de drogas”, explica o prefeito. Ele já esteve em Brasília, onde se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e a secretária Nacional de Segurança Púbica, Regina Miki, para encaminhar o projeto orçado em R$ 890 mil .

Estes recursos garantiriam desde a compra de viaturas para a guarda municipal, instalação de câmeras de monitoramento nas escolas e centros de educação infantil, estruturação de rondas da guarda municipal no entorno dos estabelecimentos de ensino, com a utilização de motocicletas.

“Vamos receber em setembro todo o material para implantar o Programa Crack é possivel vencer”, adianta o prefeito. O kit inclui uma base móvel, 20 câmeras para videomonitoramento, que por dois anos serão instaladas na região Urbana do Anhanduizinho. “Já temos 40 guardas municipais treinados para atuar no programa e está acertada uma parceria com a Polícia Militar que será responsável pelo trabalho repressivo”, informa Olarte. A Secretaria de Assistência atuará na prevenção e a da Saúde, será responsável pelo tratamento dos dependentes químicos.

O prefeito revela que manteve entendimento com o juiz federal Odilon de Oliveira, que se dispôs a apoiar a futura Secretaria , cedendo veículos apreendidos com drogas (por acautelamento), para servir de suporte nas ações educativas e preventivas.

Além da prevenção e combate ao consumo de drogas, o prefeito planeja firmar convênio para a guarda municipal dar suporte ao trabalho de fiscalização do trânsito. “Vamos usar parte dos 150 guardas municipais que atuarão armados para coibir o excesso de velocidade no trânsito, uma das principais causas de acidente”, informa. A Secretaria de Justiça e Segurança Púbica vai repassar para a guarda, 200 armas que foram apreendidas.

No contato que manteve com a imprensa nesta quarta-feira (16), durante a visita ao futuro Espaço Casa Cor no Hospital do Câncer, o prefeito reafirmou sua decisão de não implantar as Secretarias da Igualdade Racial e de Assuntos Comunitários, previstas em projetos autorizativos aprovados pela Câmara.

“Nossa prioridade é recuperar a arrecadação, buscar o equilíbrio das contas públicas”, destaca o prefeito. Gilmar Olarte lembra que já criou as coordenadorias para atuar nestas áreas. “Vamos avaliar, primeiro, a atuação destas coordenadorias para, depois então, avaliarmos, a conveniência de novas secretarias”, conclui.

Conteúdos relacionados