Postos de saúde disponibilizam vacina contra a hepatite A para crianças em MS
A vacina contra a hepatite A destinada às crianças de 12 meses a 2 anos incompletos já está disponível nos postos de saúde de Mato Grosso do Sul. A meta é vacinar 42.246 crianças nos primeiros doze meses da imunização. O esquema vacinal preconizado pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, prevê […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vacina contra a hepatite A destinada às crianças de 12 meses a 2 anos incompletos já está disponível nos postos de saúde de Mato Grosso do Sul. A meta é vacinar 42.246 crianças nos primeiros doze meses da imunização.
O esquema vacinal preconizado pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Entretanto, será feito monitoramento da situação epidemiológica da doença para definir sobre a necessidade de inclusão de uma segunda dose no calendário da criança.
Para Mato Grosso do Sul foram enviados 30.800 doses da vacina pelo Ministério da Saúde. Os materiais instrucionais para a correta aplicação na população-alvo já foram encaminhados para as secretarias estaduais de saúde.
A vacina contra a hepatite A é segura e, praticamente, isenta de reações adversas. Como em qualquer outra vacina, podem ocorrer alguns efeitos, como inchaço no local da aplicação e vermelhidão, ou outras reações generalizadas, como fraqueza, cansaço, febre e dores no corpo.
A Doença – A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante). De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de hepatite A no mundo, sendo identificados casos esporádicos e epidemias. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.
A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene praticadas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guia Lopes da Laguna já gasta R$ 3,5 milhões em pavimentação e drenagem em uma das principais vias da cidade
A empresa Rainha Construtora LTDA é responsável pelo contrato em Guia Lopes da Laguna
“Cidade preconceituosa” diz criadora de conteúdo adulto que morou em Deodápolis
A criadora de conteúdo chamada Naiara é nascida em Dourados, mas morou no município de Deodápolis
Pela primeira vez, eclosão de ovos de arara-azul em vida livre é captado por armadilhas fotográficas
O registro foi feito em ninhos artificiais no Pantanal
Justiça pede devolução de R$ 92 mil e reprova contas da prefeita eleita em Eldorado
Parecer técnico pediu a reprovação das contas da prefeita eleita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.