Pontos de Cultura representam arte do Mato Grosso do Sul na V TEIA Nacional
Produtores e artistas de dois Pontos de Cultura de Mato Grosso do sul vão representar o estado na TEIA Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, que acontece em Natal (RN) entre os dias 19 e 24 de maio. Eleitas representantes de Mato Grosso do Sul na Comissão Nacional de Pontos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Produtores e artistas de dois Pontos de Cultura de Mato Grosso do sul vão representar o estado na TEIA Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, que acontece em Natal (RN) entre os dias 19 e 24 de maio.
Eleitas representantes de Mato Grosso do Sul na Comissão Nacional de Pontos de Cultura, a titular Claudia Medeiros, do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro (Aquidauana) e a suplente Tânia Mara Rodrigues, do Ponto de Cultura Abaete (Dourados) vão como delegadas para a TEIA Nacional durante o Fórum Regional de Mato Grosso do Sul, que aconteceu de 11 a 13 de julho de 2013 em Campo Grande.
O estado participará também com duas apresentações especiais selecionadas por meio de edital: os Pontos de Cultura Centro de Tradições Pantaneiras – CTP, de Rio Verde e Colônia Paraguaia, de Campo Grande, ambos da Rede Estadual. Ambas as apresentações foram viabilizadas através de recursos repassados pela Fundação de Cultura.
O Pot- Pourri Guarânico, do Centro de Tradições Pantaneira, é uma compilação do Maestro Luís Estevam (professor de violão e canto coral) que mistura cinco famosas músicas de estilo Guarânia: Chalana, Cabecinha no Ombro, Tocando em Frente, Trem do Pantanal e Rasqueado Apaixonado, acompanhadas por violões, baixolão e percussão feita com guampas, fruto da oficina de percussão com a professora Ruth Estevam. Embarcam nesta caravana 18 pessoas, entre adolescentes e adultos.
Já o Ponto de Cultura Colônia Paraguaia apresentará o Grupo de Danças Folclóricas. Criado em 2011 com objetivo de disseminar a cultura paraguaia, o grupo, que é formado por crianças, adolescentes e adultos, em pouco tempo tornou-se um dos principais pólos artísticos da entidade, sendo requisitado para abrilhantar os mais diferentes tipos de eventos e festivais. Em sua trajetória o grupo Danças Folclóricas Colônia Paraguaia já se apresentou em praticamente todos os teatros da Capital, além de escolas publicas e particulares.
TEIA e Pontos de Culturas – As TEIAS são encontros promovidos para os Pontos de Cultura, um espaço que oportuniza o reconhecimetno, a troca de experiências e a visibilidade. São promovidas pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC). A TEIA 2014 tem o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede.
Já os Pontos de Cultura são elos entre a Sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais fundamentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo, sustentabilidade e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora, da instituição selecionada, com a Rede de Pontos de Cultura. Em Mato Grosso do Sul são 24 Pontos de Cultura que abrangem a Capital e 14 municípios do interior.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Natureza sul-mato-grossense: Arara-Azul e Tuiuiú podem se tornar símbolo do Estado e do Pantanal
Projetos de Lei que instituem as aves como símbolos da natureza sul-mato-grossense estão em tramitação na Alems
Está em busca de emprego? McDonald’s está com 30 vagas abertas em Campo Grande
As vagas são para pessoas com ou sem deficiência, e para candidatos com ou sem experiência
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.