Pantanal deve ter cheia em junho e Embrapa recomenda retirada de gados

Pesquisadores da Embrapa alertam para a possibilidade de cheia no Pantanal em meados de junho. O rio Paraguai deve alcançar 5,5 metros em Ladário, 5,4 metros em Porto Esperança e 4,6 metros em Forte Coimbra. Por conta das inundações, os pesquisadores recomendam a retirada de gados aos fazendeiros que têm terras sob influência do rio […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pesquisadores da Embrapa alertam para a possibilidade de cheia no Pantanal em meados de junho. O rio Paraguai deve alcançar 5,5 metros em Ladário, 5,4 metros em Porto Esperança e 4,6 metros em Forte Coimbra. Por conta das inundações, os pesquisadores recomendam a retirada de gados aos fazendeiros que têm terras sob influência do rio Paraguai.

Segundo a Geohidro-Pantanal, as chuvas fortes que caíram nas bacias das cabeceiras do rio Paraguai e na bacia do Corixo Grande, causaram o aumento, acima da média, do nível do rio em Bela Vista do Norte.

As águas atingem a marca de 6,25 metros na confluência com o Rio São Lourenço. O nível é maior desde o atingido na cheia de 2001 que foi de 6,23 metros. O primeiro alerta de nível do rio Paraguai foi dado dia 25 de abril.

Rio Miranda em processo de vazante

Os pesquisadores informam ainda que o rio Miranda está em processo de vazante, porém está recebendo as águas do rio Aquidauana que elevou seu nível em 3 metros, chegando a 6,54 metros no dia 2 de maio, depois de fortes chuvas na bacia.

Os dados de nível dos rios utilizados no monitoramento, análises e nas estimativas são da Marinha do Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).

Conteúdos relacionados