Operação apreende 5 toneladas de queijos e carnes impróprias pra consumo em MS
Operação apreendeu nesta segunda-feira (28) aproximadamente cinco toneladas de queijos e carnes impróprios para consumo e de origem animal clandestina em Mato Grosso do Sul. A operação foi feita pela DECON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Vigilância Sanitária Estadual e…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Operação apreendeu nesta segunda-feira (28) aproximadamente cinco toneladas de queijos e carnes impróprios para consumo e de origem animal clandestina em Mato Grosso do Sul.
A operação foi feita pela DECON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Vigilância Sanitária Estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 21 a 26 de julho, em Costa Rica, Figueirão, Cassilândia, Paranaíba e região.
A operação
Em Costa Rica e Cassilândia, foram apreendidas 4,5 toneladas de queijos impróprios ao consumo, sem origem comprovada e inspeção dos órgãos sanitários para comercialização. Os produtos eram vendidos irregularmente para laticínios e cooperativas do Estado de São Paulo.
Já em Paranaíba, as apreensões aconteceram em açougues, totalizando meia tonelada de produtos clandestinos como carnes bovinas, suínas, carneiro, lingüiças caseiras e ração para animais fabricada com restos de carnes.
Segundo a DECON, as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos comerciais fiscalizados eram precárias ou até mesmo inexistentes, contrariando, dessa forma, todas as legislações sanitárias vigentes.
Ainda de acordo com a Delegacia, as ações objetivavam a orientação dos proprietários dos estabelecimentos fiscalizados. “Constata-se, porém, que a prática de transporte, manipulação e armazenamento de gêneros alimentícios sem o cumprimento das normas sanitárias vigentes é usual em algumas regiões do Estado e necessitam de fiscalização contínua”.
Os órgãos envolvidos na operação frisaram ainda que os produtos apreendidos configuram “não só o desrespeito às normas de saúde pública e com as pessoas que poderão consumir tais produtos, como também à concorrência desleal, trazendo prejuízos aos fornecedores sérios que se preocupam com o produto que será fornecido aos seus clientes”.
Perigos
O consumo de produtos de origem animal oriundos de abates clandestinos pode acarretar diversas doenças para o ser humano, como cisticercose, brucelose dentre outras, além de transtornos gástricos como diarréia, vômitos e, em casos mais graves, podendo levar a óbito.
Os responsáveis responderão a procedimento administrativo junto à IAGRO que, posteriormente, remeterá toda documentação pertinente às Delegacias de Polícia dos municípios fiscalizados. Se indiciados, os responsáveis responderão a inquérito policial, por crime contra as relações de consumo, cuja pena pode variar de 2 a 5 anos de prisão.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.