MPE recomenda que município de MS regulamente lista de espera em creches
O MPE (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) recomendou na última sexta-feira (5), que a Prefeitura de Ivinhema, a 284 quilômetros da Capital, regulamente lista de espera nas creches do município. A recomendação dá prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Ivinhema elabore a lista enquanto não oportuniza vagas nas creches […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPE (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) recomendou na última sexta-feira (5), que a Prefeitura de Ivinhema, a 284 quilômetros da Capital, regulamente lista de espera nas creches do município.
A recomendação dá prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Ivinhema elabore a lista enquanto não oportuniza vagas nas creches a todos os interessados.
“Espera o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul o pronto atendimento desta Recomendação, por ser medida imprescindível à proteção da ordem jurídica constitucional e democrática, bem como à probidade administrativa, cuja defesa incumbe a esta Instituição”, afirmou o Promotor de Justiça.
Para fazer a Recomendação, o Promotor de Justiça levou em consideração que durante as investigações realizadas ficou evidenciada a falta de vagas em creches para atender toda demanda de Ivinhema e que a Secretaria de Educação tem se socorrido do uso “informal” de uma lista de espera de interessados, sem, contudo, adotar critérios objetivos para justificar o deferimento de vaga a essa ou aquela criança em detrimento de outra. Considerou, ainda, que a existência de vaga para atender toda demanda do Município, ao menos nesse momento se mostra uma realidade distante.
O Promotor de Justiça considerou que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 05 (cinco) anos de idade (art. 208, IV, da Constituição Federal) e que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 05 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas (art. 7º, XXV, da Constituição Federal).
(Com informações do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Banco desconta valor do 13º salário de servidores antes da Prefeitura depositar o benefícios
Funcionária disse que problema ocorreu na Prefeitura, que combinou com o banco que depositaria os benefícios neste dia 13
Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
Rapaz de 22 anos que estava conduzindo o Jeep Renegade da vítima está preso e adolescente que confessou assassinato foi apreendido
Festival Arte e Cultura começa nesta sexta-feira, em Campo Grande
Festival acontece todo ano e visa estimular o contato dos participantes com atividades culturais e artísticas
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.