México desarticula quadrilha acusada de roubar cargas milionárias de petróleo
O governo mexicano informou na segunda-feira que prendeu uma quadrilha suspeita de roubar ao menos quatro milhões de litros de petróleo por mês da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), que luta constantemente para atender à demanda de combustíveis. O possível roubo da Pemex equivale a cerca de 2,2 milhões de dólares por mês, de acordo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo mexicano informou na segunda-feira que prendeu uma quadrilha suspeita de roubar ao menos quatro milhões de litros de petróleo por mês da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), que luta constantemente para atender à demanda de combustíveis.
O possível roubo da Pemex equivale a cerca de 2,2 milhões de dólares por mês, de acordo com cálculos da Reuters.
As autoridades informaram que cinco integrantes da quadrilha foram detidos, entre eles o líder, um empresário que tinha até 2011 uma concessão da Pemex para o transporte de hidrocarbonetos com a empresa Petrobajío, no Estado de Guanajuato.
“Tal empresa recebia pagamento da estatal de cinco milhões de pesos (370.000 dólares) mensais”, disse Tomás Zerón, diretor da Agência de Investigação Criminal do México, em entrevista coletiva.
Zerón disse que a quadrilha, por sua vez, pagava mais cinco milhões de pesos a outra organização para obter combustível de forma clandestina no norte do país.
Os detidos disseram que o combustível roubado era vendido a um preço menor nos Estados de Jalisco, San Luis Potosí e Guanajuato a empresas papeleiras, de fundição de metal e de produção de tequila, entre outras, segundo Zerón.
Acredita-se que a quadrilha contava com apoio de pessoas dentro da polícia, de acordo com a Procuradoria-Geral da República.
“Este hidrocarboneto que é roubado da Petróleos Mexicanos (Pemex) são escolas que deixam de ser construídas, são hospitais que deixam de ser construídos, infraestrutura nas comunidades que mais necessitam”, disse Emilio Lozoya, diretor-geral da Pemex, em entrevista coletiva.
O México atualmente é obrigado a importar metade da gasolina que consome devido à falta de capacidade das seis refinarias da Pemex para atender à demanda.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.