Japão pode ser destruído por erupções vulcânicas

Uma grande erupção vulcânica pode acabar com a vida de grande parte da população japonesa, indica um estudo divulgado por dois especialistas japoneses. A erupção desastrossa seria a mesma que já ocorreu a milhares de anos no arquipélago asiático De acordo com alguns trechos da pesquisa divulgada por Yoshiyuki Tatsumi e Keiko Suzuki, uma erupção […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma grande erupção vulcânica pode acabar com a vida de grande parte da população japonesa, indica um estudo divulgado por dois especialistas japoneses. A erupção desastrossa seria a mesma que já ocorreu a milhares de anos no arquipélago asiático

De acordo com alguns trechos da pesquisa divulgada por Yoshiyuki Tatsumi e Keiko Suzuki, uma erupção desastrosa poderia matar cerca de 120 milhões de japoneses – praticamente toda a população do país asiático (127 milhões).

A boa notícia é que esse cenário tem pouca chance de ocorrência. O estudo avalia uma possibilidade de apenas 1% no próximo século.

Apesar da possibilidade pequena de desastre, a dupla Tatsumi e Suzuki comenta que a possibilidade de uma grande erupção em algum ponto do arquipélago que compõe o Japão é real.

“Não seria absurdo dizer que uma grande erupção pode acontecer algum dia, em uma parte do arquipélago.”

Os pesquisadores apontam que o Monte Fuji, marca registrada do Japão, tem um potencial perigoso.

“O Japão possui 7% dos vulcões ativos do planeta e enfrenta normalmente essas catástroges, como a erupção do Monte Ontake. Os olhares agora se voltam para o Monte Fuji, que vive o risco de uma erupção.”

A erupção citada pelo estudo, no Monte Ontake, deixou mais de 50 mortos no centro do Japão.

A dupla de especialistas em vulcões baseiou seu estudo nos impactos causados pelas erupções mais potentes que já impactaram o Japão.

Um dos casos comentados é o qua Caldeira Aira, uma caldeira vulcânica que foi criada há 28 mil anos, pelo afundamento do cume de um vulcão depois de uma erupção. Se algo semelhante acontecesse hoje, seriam mortas sete milhões de pessoas em apenas duas horas, segundo o estudo.

Além da lava, as rochas também são outro perigo nas erupções de grandes proporções. O Japão está situado no chamado Cinturão do Fogo, onde se encontram quatro placas tectônicas.

No total, o país conta com 110 vulcões ativos. O estudo completo da dupla deve ser publicado em novembro, de acordo com informações da agência AFP.

Conteúdos relacionados