Gripe A matou 14 pessoas no Estado; saiba como se prevenir contra a doença

Em Mato Grosso do Sul o vírus Influenza A matou 14 pessoas, segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgados este mês. Seis pessoas foram vítimas da doença em Campo Grande, o último caso foi confirmado na sexta-feira (11). A médica infectologista e coordenadora do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Mato Grosso do Sul o vírus Influenza A matou 14 pessoas, segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgados este mês. Seis pessoas foram vítimas da doença em Campo Grande, o último caso foi confirmado na sexta-feira (11).

A médica infectologista e coordenadora do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa), Priscila Alexandrino Oliveira, afirma que os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os causados por vírus de outras gripes.

Apesar da semelhança, a pessoa deve ficar atenta ao notar febre muito alta e insuficiência respiratória. O teste que confirma a contaminação pelo vírus demora até sete dias para ser concluído. É importante ressaltar que os casos de gripe aumentam durante o período de inverno.

Prevenção

A médica explica que a melhor forma de se prevenir contra a doença é lavar as mãos com frequência, usar o álcool em gel para higienizá-las, evitar lugares fechados e com aglomerações de pessoas. Segundo Priscila é muito importante que as pessoas não deixem de se vacinar.

 “São como células de memória que podem produzir anticorpos para o vírus H1N1. Por isso a vacina é eficaz”, frisou Priscila.

Conteúdos relacionados