FMI diz que Brasil precisa tirar o foco do crescimento baseado em consumo
O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que o Brasil precisa fazer reformas para tirar o foco do crescimento do consumo, de acordo com um relatório da entidade publicado nesta quinta-feira (12). A orientação está no documento “Mercados emergentes em transição: perspectivas de crescimento e desafios”, que aponta a necessidade de reformas em vários países para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que o Brasil precisa fazer reformas para tirar o foco do crescimento do consumo, de acordo com um relatório da entidade publicado nesta quinta-feira (12).
A orientação está no documento “Mercados emergentes em transição: perspectivas de crescimento e desafios”, que aponta a necessidade de reformas em vários países para enfrentar as “condições globais menos favoráveis”. O FMI diz que é preciso usar políticas macroeconômicas certas para resolver os desequilíbrios e reformas estruturais para sustentar ou restaurar o potencial de crescimento.
O Fundo indica que vem havendo redução no crescimento dos países emergentes desde o pico alcançado após a crise global, em 2010 e 2011: a expansão de 80% deles desacelerou em 2012 e até o fim de 2013 o crescimento foi 1,5 ponto percentual menor do que em 2010-2011.
“Essa desaceleração sincronizada é comparável no tamanho e persistência às crises anteriores, quando o crescimento de 70% dos emergentes diminuiu ao mesmo tempo por entre 4 e 6 trimestres”, diz o texto. No entanto, diferente dos outros períodos, a redução não se deve à crise, mas a fatores comuns entres os países e estruturais: demanda externa mais fraca e normalização da demanda depois do pico alcançado após a crise.
Desacelerações diferentes
O relatório aponta que a desaceleração do crescimento dos emergentes ocorreu em intensidades diferentes nos países. “O crescimento da China de 2010-11 desacelerou 2,25 pontos percentuais (para cerca de 7,75% em 2013), o Brasil diminuiu 2,75 pontos percentuais (para apenas 2,25%), enquanto que a desaceleração da África do Sul foi mais pontual”, diz o Fundo.
Para a China, o FMI indica que as reformas devem ser feitas para mudar o foco do crescimento baseado no investimento.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.