Estacionar na Júlio de Castilho em horário de pico pode gerar multa a partir do dia 20
Está proibido estacionar na Avenida Júlio de Castilho entre as 6 e 10 horas e das 16 às 19 horas, sob risco de ser multado. Há 90 dias, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) faz campanhas educativas explicando sobre o novo horário e as multas começarão a valer a partir do dia 20 de maio. […]
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Está proibido estacionar na Avenida Júlio de Castilho entre as 6 e 10 horas e das 16 às 19 horas, sob risco de ser multado. Há 90 dias, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) faz campanhas educativas explicando sobre o novo horário e as multas começarão a valer a partir do dia 20 de maio. Caso persistam os problemas na via, será proibido estacionar permanentemente.
Segundo a assessoria da prefeitura, será permitido estacionar no local apenas das 10 às 16 horas. O acordo sobre o estacionamento, que gerou impasse para a população e comerciantes, foi firmado e agora será passível de multa.
Segundo o diretor do Departamento de Planejamento da Agetran, Jerônimo Barros da Costa, nestes três meses foi feito um acompanhamento do impacto desta medida sobre o fluxo de veículos e, principalmente, se há algum prejuízo para o transporte coletivo.
São avaliados o tempo de duração do trajeto de ida e volta dos ônibus entre a Cabeça de Boi (início da avenida) e o terminal. Conforme os técnicos da agência municipal, caso fique demonstrado que o estacionamento (ainda que limitado a seis horas diárias) gera congestionamento e atrasa a circulação dos ônibus, será restabelecido o projeto inicial de proibir estacionamento na avenida.
Segundo o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, a Júlio de Castilho é uma via rápida que não comporta estacionamento, assim como a Avenida Eduardo Elias Zahran. Outra característica do trânsito na Júlio de Castilho (também semelhante ao modelo da Zahran) é a proibição de conversão à esquerda. Os motoristas terão de recorrer às vias de acesso, percurso que tecnicamente é chamado de laço de quadra, para fazer o trajeto. Nesta semana, deve ser concluído o recapeamento das últimas três vias.
O projeto
A revitalização da Avenida Júlio de Castilho foi iniciada em 22 de agosto de 2011. Do montante da verba para as obras, 5% vieram do Pró-Transporte e 95% do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), totalizando R$ 18 milhões. Foram executados 13,6 km de calçadas com piso tátil; instalados 38 abrigos de ônibus; refeito o pavimento da via em toda a sua extensão (6,8 km); implantados 3,3 km de drenagem e recuperados 9,7 quilômetros de vias que servirão de alça. Foi feito o realinhamento do eixo da via; criação do canteiro central e nova iluminação pública.
Também foram instalados 18 semáforos na esquina da Júlio de Castilho com os seguintes locais:Terminal Júlio de Castilho; ruas Tupinambás, Ricardo Franco, Presidente Vargas, Otávio Mangabeira, Nicola Vitcow, Miranda, Maria Splenger, Manoel Ferreira, Leônidas de Matos/Nioaque, Itatiaia/Arisoli Ribeiro, rua dos Andradas/Crisântemos, Dolores, Brasil Central/Guaratinga, Aero Clube, Avenida Tamandaré/Bartolomeu Dias e Capibaribe/Tordesilhas.
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