Em primeiro dia de liberação da vacina contra a gripe A, procura é alta nos postos da Capital

Profissionais consideram que preocupação da população já passou, mas procura ainda é constante nos postos, apesar de poucas filas para a imunização.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Profissionais consideram que preocupação da população já passou, mas procura ainda é constante nos postos, apesar de poucas filas para a imunização.

A partir desta segunda-feira (28) está liberada em todas as unidades básicas de saúde a vacinação contra a gripe A para a população de Campo Grande. A procura ainda é alta, constante mas sem filas nos postos de saúde.

O Ministério da Saúde enviou mais 50 mil doses para a Capital, além das 20 mil unidades que tinha encaminhado na última quarta-feira (23). De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), as doses foram reforçadas depois que 14 pessoas morreram no Estado, segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Uma pedagoga de 47 anos, que preferiu não se identificar, aproveitou as primeiras horas do dia para se imunizar contra o vírus da H1N1. Segundo ela, como o marido se vacinou na etapa anterior agora ela vai fazer o mesmo.

Ela disse que a gripe A está matando muitas pessoas e por esse motivo é importantes que todos se imunizem contra o vírus. “É necessário que todos se vacinem, principalmente por causa das mortes registradas aqui em Mato Grosso do Sul”, afirma.

Depois que a vacinação foi liberada para todas as pessoas a procura tem sido constante, mas sem transtornos. “Muita gente tem vindo ao posto para serem vacinadas, mas ainda está tudo tranquilo. Acho que passou aquele corre-corre em busca da vacina”, diz uma funcionária que preferiu não se identificar.

Mas ainda existem muitas pessoas que não sabem que a vacinação foi liberada para toda a população. Esse é o caso do mototaxista de 22 anos, que não quis se identificar, que veio até o posto de saúde em busca de informação. “Não sabia que qualquer pessoa podia se vacinar, agora vou buscar minha filha para ela ser vacinada”, diz.

A Sesau orienta que os pais de crianças de zero a 5 anos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina procure uma unidade de saúde e faça a imunização. A vacina está disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 7h30 às 11 horas e das 13 às 17h30.

Aos fins de semana, a população deve procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), exceto as da Vila Almeida e Bairro Universitário, por não terem salas de vacinação. De acordo com a Sesau, a meta de vacinação já foi alcançada em Campo Grande.

A Sesau orienta que todas as pessoas procuram uma UBS e façam a imunização contra o vírus da H1N1 e se previnam contra a gripe A.

Conteúdos relacionados