Cruzeiro bate Grêmio no fim e abre vantagem na liderança

Quando tudo parecia se encaminhar para um empate sem gols no Mineirão, o Cruzeiro conseguiu marcar no fim e superou o Grêmio, por 1 a 0, nesta quinta-feira, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O sistema defensivo montado por Luiz Felipe Scolari funcionou até os 41min do segundo tempo, quando Dagoberto acertou […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Quando tudo parecia se encaminhar para um empate sem gols no Mineirão, o Cruzeiro conseguiu marcar no fim e superou o Grêmio, por 1 a 0, nesta quinta-feira, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O sistema defensivo montado por Luiz Felipe Scolari funcionou até os 41min do segundo tempo, quando Dagoberto acertou uma bela cabeçada e fez a festa dos torcedores que compareceram ao estádio.

Com a vitória, o Cruzeiro chega aos 36 pontos e abre cinco de vantagem para o vice-líder Inter, que perdeu para o São Paulo, na ponta da tabela. Já o Grêmio estaciona na 10ª posição, com 22 pontos ganhos.

A partida também marcou o retorno de Felipão ao Mineirão. Foi em Belo Horizonte que a Seleção Brasileira sofreu o maior vexame da sua história, ao ser eliminada da Copa do Mundo, pela Alemanha, pelo placar de 7 a 1. Diferente daquela partida, a equipe do técnico gaúcho dessa vez teve um bom desempenho e só não conseguiu sair com um resultado melhor devido a boa atuação do goleiro cruzeirense.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Corinthians, domingo (24), às 16h, na Arena em Porto Alegre. Já o Cruzeiro visita o Goiás, no mesmo dia, mas às 18h30, no Serra Dourada.

Cruzeiro e Grêmio fizeram um primeiro tempo movimentado, com duas chances de gol para cada lado. Os mineiros criaram as primeiras chances, mas nada que assustasse a zaga gaúcha. Aos 7min, Egídio cruzou e Júlio Baptista cabeceou para defesa de Marcelo Grohe. Aos 10min, Henrique arriscou de longe, mas a bola veio fácil para o goleiro do time tricolor.

O Grêmio foi mais perigoso e por pouco não saiu com uma boa vantagem da etapa inicial. Aos 25min, Dudu fez fila na zaga mineira, invadiu a área e chutou para ótima defesa de Fábio. E ele queria mais. Dessa vez, o atacante pegou sobra e chutou forte, no alto. Fábio se esticou e fez uma defesa espetacular, salvando o Cruzeiro.

Apostando nos contra-ataques, a equipe comandada por Felipão se fechou e viu o Cruzeiro pressionar durante quase todo o segundo tempo. Apesar da maior posse de bola, foi o Grêmio quem criou a primeira oportunidade. Aos 9min, Ramiro chutou de fora da área e Fábio rebateu para longe.

Insatisfeitos com o placar sem gols, Felipão e Marcelo Oliveira mexeram em seus equipes, visando melhorar seus respectivos sistemas ofensivos. No Cruzeiro, Dagoberto entrou no lugar de Júlio Baptista. No Grêmio, Ronan sai para a entrada de Fernandinho.

O tempo passava e os donos da casa não conseguiam transformar a pressão em chances efetivas de gol. A primeira vez que chegou com perigo foi aos 21min, quando Nilton arriscou de fora da área e Marcelo Grohe rebateu.

Já o Grêmio apostava na velocidade e chegava aos poucos. Aos 27min, Fernandinho arrancou pela direita e arriscou de fora da área, mandando a bola por cima do gol defendido por Fábio. Aos 32min veio a chance mais perigosa dos gaúchos. Luan arrancou em contra-ataque e passou por três cruzeirenses antes de bater na saída de Fábio. O goleiro, em ótima noite, salvou com os pés e mandou a bola pela linha de fundo.

Já no final da partida, aos 41min, quando a partida se encaminhava para um empate sem gols, a estrela de Dagoberto, colocado no jogo por Marcelo Oliveira no segundo tempo, brilhou. Dedé partiu para o ataque e fez o cruzamento da direita. Pará falhou na marcação, Dagoberto, livre, marcou de cabeça e decretou a vitória cruzeirense.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados