Crianças tiveram contato com pessoa diagnosticada com ebola nos EUA
Cinco crianças tiveram contato com o primeiro paciente diganosticado com ebola nos Estados Unidos, de acordo com o governador do Texas, Rick Perry. Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (1º), Perry disse que estava confiante de que o vírus seria contido. Segundo funcionários da prefeitura de Dallas, o contato de cinco estudantes com o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cinco crianças tiveram contato com o primeiro paciente diganosticado com ebola nos Estados Unidos, de acordo com o governador do Texas, Rick Perry. Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (1º), Perry disse que estava confiante de que o vírus seria contido.
Segundo funcionários da prefeitura de Dallas, o contato de cinco estudantes com o paciente aconteceu neste fim de semana. Até o momento, nenhuma das crianças apresentou sintomas de qualquer problema de saúde. Fontes oficiais da área de saúde de Dallas dizem estar monitorando entre 12 e 18 pessoas que estiveram em contato com o paciente.
Mais cedo, uma porta-voz do Hospital Texas Health Presbyterian, em Dallas, no Texas, onde o paciente está sendo tratado, afirmou que o paciente está em estado grave. Até o momento, não foram divulgadas mais informações sobre o paciente.
Ainda segundo um funcionário do hospital, há pouco risco de que funcionários tenham se infectado com o vírus na primeira visita do paciente à instituição.
Os três profissionais da equipe da ambulância que transportou não foram infectados pelo vírus. Eles foram testados para a presença do vírus e o resultado foi negativo, de acordo com a prefeitura de Dallas. A equipe tinha sido posta em quarentena. Com o teste negativo, eles foram liberados para voltar para casa e serão monitorados pelos próximos 21 dias, de acordo com a prefeitura.
Vindo da Libéria
Tom Frieden, diretor dos CDC, explicou em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (31) que o paciente viajou da Libéria para os EUA no dia 19 de setembro e não apresentava sintomas. Ele começou a apresentar sinais da doença quatro ou cinco dias depois. No dia 26, procurou ajuda médica e no dia 28 (domingo) foi isolado no hospital no Texas.
O governo da Libéria enfatizou, nesta quarta-feira, que o paciente não tinha sinais de ebola quando deixou o país. O ministro da Informação, Lewis Brown, disse que o país implementou medidas de triagem rigorosas que estão evitando que o ebola se espalhe por viagens aéreas.
“O que esse incidente demonstra é q clara dimensão internacional da crise de ebola. Por meses, o governo da Libéria tem enfatizando que essa doença não é um problema simplesmente da Libéria ou da África Ocidental”, disse Brown.
Segundo Frieden, o próximos passo, além de dar a melhor assistência possível ao doente, é identificar as pessoas que tiveram contato com ele quando estava transmitindo a doença. “Assim que essas pessoas forem identificadas serão monitoradas por 21 dias”, disse o diretor.
Ele acrescentou que “algumas pessoas” podem ter sido expostas ao paciente, principalmente membros da família. “É certamente possível que alguém que tenha tido contato com esse indivíduo possa desenvolver ebola nas próximas semanas”, afirmou, durante a coletiva.
Frieden tranquilizou a população quanto ao risco de infecção dos passageiros que voieram da África no mesmo voo que o paciente americano. “Em relação ao voo, o ebola não se espalha quando a pessoa não está doente (apresentando sintomas). Não acreditamos que há risco para as pessoas que estavam no avião.”
“Não tenho duvidas de que controlaremos essa importação de ebola para que não se espalhe”, completou.
Os americanos discutem atualmente a possibilidade de usar drogas experimentais ou transufsão de plasma sanguíneo de um paciente que se curou do ebola para tratar o paciente diagnosticado com a doença no Texas. De acordo com a Casa Branca, o presidente Barack Obama já foi informado sobre os detalhes do caso por Tom Frieden, dos CDC.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.