CCR diz que aguarda autorização do Ibama para iniciar duplicação da BR-163 até sexta

A CCR MSVia afirmou por meio de nota nesta segunda-feira (30) que aguarda somente autorização de órgãos ambientais para começar as obras de duplicação da BR-163. A previsão é que o IBAMA autorize o início das obras das praças de pedágio até esta terça-feira (01) e autorize até sexta (04) as obras de duplicação dos […]

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A CCR MSVia afirmou por meio de nota nesta segunda-feira (30) que aguarda somente autorização de órgãos ambientais para começar as obras de duplicação da BR-163. A previsão é que o IBAMA autorize o início das obras das praças de pedágio até esta terça-feira (01) e autorize até sexta (04) as obras de duplicação dos cerca de 10% iniciais.

De acordo com a empresa, se os prazos acordados forem mantidos, as obras deverão ser iniciadas imediatamente após a emissão das autorizações.

As autorizações atendem ao Programa de Rodovias Federais Ambientalmente Sustentáveis, instituído pelos Ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes, por meio das Portarias Interministeriais 288 e 289, de 16/07/2013, que buscam antecipar as obras até a obtenção da Licença Ambiental.

 São 80,6 quilômetros que serão duplicados nesta primeira fase. Ao fim de cinco anos, a concessionária deverá duplicar 806,3 quilômetros dos 847,2 concedidos para a concessionária.

A primeira fase da obra deve ser concluída em 18 meses. A duplicação deverá ser iniciada pelos seguintes trechos: Eldorado – do km 42,7 ao km 49,0 (6,3 km de extensão, sentido Sul); Caarapó – do km 192,3 ao km 203,5 (11,2 km de extensão, sentido Sul); Caarapó – do km 227,3 ao km 237,1 (9,8 km de extensão, sentido Sul); Jaraguari – do km 513,3 ao km 519,7 (6,4 km de extensão, sentido Sul); Bandeirantes/Camapuã – do 580,3 ao km 591,0 (10,7 km de extensão, sentido Sul); S. Gabriel do Oeste/Bandeirantes/Camapuã – do km 595,0 ao km 602,0 (7,0 km de extensão, sentido Sul); São Gabriel do Oeste – do km 620,4 ao km 629,0 (8,6 km de extensão sentido Sul); São Gabriel do Oeste – do km 630,3 ao km 648,7 (18,4 km de extensão, sentido Sul); Rio Verde de Mato Grosso – do km 651,8 ao km 656,2 (4,4 km de extensão, sentido Sul); Rio Verde de Mato Grosso – do km 694,9 ao km 699,5 (4,6 km de extensão, sentido Sul) e Sonora – do km 824,5 ao km 832,6 (8,1km de extensão, sentido Norte).

 As praças de pedágio devem ser construídas nos seguintes locais, de acordo com o Contrato de Concessão: Mundo Novo, km 28,1; Itaquiraí, km 113,0; Caarapó, km 227,7; Rio Brilhante, km 313,5; Campo Grande, km 432,2; Jaraguari, km 535,4; São Gabriel do Oeste, km 605,0; Rio Verde de Mato Grosso, km 705,2 e Pedro Gomes, km 819,8.                                   

Paralelamente às obras de duplicação, prosseguirão os trabalhos iniciais, deflagrados em abril deste ano, que envolvem recuperação emergencial do pavimento, correção de desníveis e reparos localizados nas pistas, recomposição de faixas e placas de sinalização, reparos e recuperação de viadutos e pontes, limpeza e desobstrução de sistemas de drenagem e implantação de sistemas de segurança, entre outros.
 A partir de outubro de 2014, serão iniciados os serviços de operação da rodovia, com a implantação do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, com os atendimentos médico e mecânico, serviço 0800 (Disque CCR MSVia), inspeção de tráfego e apoio ao usuário.
 
O SAU contará com cerca de 500 colaboradores distribuídos ao longo da BR-163/MS, entre eles 259 profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar, dos quais 35 médicos, que trabalharão em plantões 24 horas. As equipes atuarão a partir de 17 Bases Operacionais, apoiadas por uma frota composta por 17 Ambulâncias-resgate (sendo 5 UTIs), 25 guinchos (entre leves e pesados), 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço. O Serviço será comandado por um Centro de Controle Operacional, localizado em Campo Grande.

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