Arena Pantanal é inaugurada incompleta para o Mundial

Com menos da metade da capacidade utilizada, a Arena Pantanal, em Cuiabá, foi inaugurada na quarta-feira à noite com uma partida oficial entre Santos e Mixto (MT), o que deixa São Paulo com a última das 12 cidades-sede da Copa do Mundo a estrear seu estádio, a pouco mais de dois meses do início da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com menos da metade da capacidade utilizada, a Arena Pantanal, em Cuiabá, foi inaugurada na quarta-feira à noite com uma partida oficial entre Santos e Mixto (MT), o que deixa São Paulo com a última das 12 cidades-sede da Copa do Mundo a estrear seu estádio, a pouco mais de dois meses do início da competição.

Com exceção de Belo Horizonte e Fortaleza, todas as outras sedes concluíram seus estádios com atraso com relação ao cronograma acertado com a Fifa. A Arena Pantanal estava prevista para ficar pronta em dezembro de 2013.

Os 20 mil torcedores que acompanharam a partida em Cuiabá válida pela Copa do Brasil ficaram restritos às arquibancadas inferiores, uma vez que os níveis superiores ainda estão sem assentos instalados. A partida terminou empatada por 0 x 0.

O jogo de quarta-feira não foi considerado um evento-teste oficial da Fifa. O primeiro teste da arena para avaliar os padrões exigidos para o Mundial será realizado em 26 de abril, no jogo entre Luverdense (MT) e Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro.

A obra do estádio, que terá capacidade para 41 mil torcedores no Mundial, teve início em abril de 2010 com a demolição do antigo Verdão. O projeto está orçado em 570 milhões de reais.

Durante as obras, o estádio sofreu um incêndio em parte do subsolo em outubro de 2013 que despertou preocupações sobre possíveis danos estruturais, conforme revelado pela Reuters em fevereiro com base em um documento do Ministério Público Estadual de Mato Grosso.

No entanto, a Secretaria da Copa do governo do Estado negou a existência de danos estruturais e disse que o documento do MP mato-grossense foi elaborado antes da realização de reparos no estádio.

A Arena Pantanal receberá quatro partidas da Copa do Mundo, todas pela primeira fase: Chile x Austrália; Rússia x Coreia do Sul; Nigéria x Bósnia-Herzegovina e Japão x Colômbia.

No sábado, a Arena da Baixada, em Curitiba, recebeu o primeiro evento-teste para a Copa, um amistoso com capacidade limitada em 10 mil torcedores. O estádio correu o risco de ser cortado pela Fifa do Mundial em virtude dos atrasos, mas conseguiu acelerar as obras nas últimas semanas. O evento-teste oficial da Fifa no estádio será somente em maio.

A Arena do Corinthians, em construção na zona leste de São Paulo e que será palco da abertura da Copa no dia 12 de junho, terá o primeiro evento-teste somente em 17 de maio, numa partida entre o time paulista e o Figueirense pela Série A do Brasileirão.

O estádio teve a montagem das arquibancadas temporárias interrompida esta semana pela Justiça do Trabalho após a morte de um operário em um acidente no fim de semana.

Conteúdos relacionados