Adolescente chega ao Polo Sul após enfrentar temperaturas de -50ºC
Um britânico de 16 anos estabeleceu um novo recorde ao se tornar a pessoa mais jovem a caminhar até o polo sul. Durante 48 dias, Lewis Clarke enfrentou temperaturas de -50ºC e ventos de até 193 km/h. Ele chegou à Estação Polo Sul Amundsen-Scott às 16h (horário de Brasília) deste sábado, depois de completar a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um britânico de 16 anos estabeleceu um novo recorde ao se tornar a pessoa mais jovem a caminhar até o polo sul. Durante 48 dias, Lewis Clarke enfrentou temperaturas de -50ºC e ventos de até 193 km/h.
Ele chegou à Estação Polo Sul Amundsen-Scott às 16h (horário de Brasília) deste sábado, depois de completar a árdua caminhada de 1,2 mil km a partir da costa da Antártida.
Ele agora vai apresentar provas ao Guinness World Records para que sua jornada seja verificada. O jovem espera ter quebrado o recorde da canadense Sarah McNair Landry, que em 2005, com 18 anos, fez a mesma caminhada.
Em sua chegada, ele disse: “Estou muito feliz, mas principalmente aliviado que, pela primeira vez em 48 dias eu não tenho que me levantar amanhã e arrastar o meu trenó por nove horas na neve e enfrentar o vento gelado”.
“Hoje foi muito difícil, quanto mais perto eu chegava do Polo mais lentamente eu andava, minhas pernas já não aguentavam mais. Mas agora eu estou aqui, já comi uma massa à bolonhesa, e estou sentado em uma tenda aquecida”.
A jornada
No início do dia, quando seu filho ainda estava a cerca de 10 km do polo, o pai de Lewis, Steven, disse que o tempo no sábado era o “pior até então”.
O desafio começou no dia 2 de dezembro de 2013, duas semanas após seu aniversário de 16 anos. Sua chegada significa o fim de uma expedição em que Lewis esquiou uma média de 8 horas por dia. Ele carregou seus suprimentos em um trenó que puxava com a ajuda de Carl Alvey, um experiente guia em expedições polares.
Problemas encontrados ao longo do caminho incluíram bolhas nos pés, tosses causadas por altitudes elevadas, e um esqui quebrado.
Lewis passou a noite no polo, e fará uma excursão à base de pesquisa polar Amundsen-Scott no domingo. Ele, então, pegará um avião de volta para o acampamento base Union Glacier, e estará de volta à Grã-Bretanha no dia 24 de janeiro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.