Acordo de não espionagem entre Alemanha e EUA não deve sair
O acordo de não espionagem entre Estados Unidos e Alemanha não deve passar da intenção. No lugar dele deverá surgir o que o ministro alemão do Exterior, Frank-Walter Steinmeier, chamou de “diálogo cibernético”, um fórum com representantes dos setores econômico, científico e da sociedade dos dois países. A ideia foi apresentada por Steinmeier na quinta-feira, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O acordo de não espionagem entre Estados Unidos e Alemanha não deve passar da intenção. No lugar dele deverá surgir o que o ministro alemão do Exterior, Frank-Walter Steinmeier, chamou de “diálogo cibernético”, um fórum com representantes dos setores econômico, científico e da sociedade dos dois países.
A ideia foi apresentada por Steinmeier na quinta-feira, em Washington, após um encontro com o secretário de Estado John Kerry. O ministro alemão disse que Estados Unidos e Alemanha têm visões distintas de segurança e liberdade. Diante disso, é difícil chegar a um acordo de não espionagem, prosseguiu.
Na reunião entre os dois ministros, muito se falou sobre cooperação de inteligência e proteção da privacidade, mas sem respostas concretas para as perguntas dos cidadãos alemães sobre a espionagem americana.
Apesar de não apresentar nenhuma resposta, Kerry afirmou que as negociações de quinta-feira foram muito produtivas. “Nossos países são dois velhos e próximos amigos, nós temos a capacidade de falar abertamente um com o outro e encontrar uma maneira de cooperar em questões críticas que significam tanto para nós”, disse Kerry.
No ano passado, o clima ficou tenso entre os dois aliados depois de documentos vazados por Edward Snowden afirmarem que a Agência de Segurança Nacional (NSA) havia coletado dados de cidadãos alemães e monitorado o telefone celular da chanceler federal Angela Merkel.
Denúncias divulgadas nesta semana pelo jornal Bild am Sonntag, de que a NSA teria 297 funcionários na Alemanha, encarregados de vigiar 320 pessoas, a maioria nomes importantes da política e dos negócios, também não foram comentadas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.