Velório de Mandela será entre 10 e 13 de dezembro e enterro no dia 15, diz Zuma
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse em pronunciamento nesta sexta-feira (6), que o velório do ex-presidente Nelson Mandela vai acontecer no dia 10 no Estádio Nacional de Johannesburgo, capital do país, e o enterro será no dia 15 na aldeia de Qunu, onde o líder passou sua infância. Mandela morreu nesta quinta-feira […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse em pronunciamento nesta sexta-feira (6), que o velório do ex-presidente Nelson Mandela vai acontecer no dia 10 no Estádio Nacional de Johannesburgo, capital do país, e o enterro será no dia 15 na aldeia de Qunu, onde o líder passou sua infância.
Mandela morreu nesta quinta-feira (5), aos 95 anos, em decorrência de problemas pulmonares, depois de lutar contra o problema por mais de três meses.
Entre os dias 11 e 13 de dezembro, o corpo de Mandela ficará exposto em Union Buildings, em Pretória, residência oficial e sede do gabinete da Presidência do país, local onde ele tomou posse após vencer as primeiras eleições democráticas depois do fim do apartheid. Cerimônias em memória do ex-presidente acontecerão em todo o país no período.
O dia 8 de dezembro foi declarado como o Dia Nacional de Oração e Reflexão.
Segundo Zuma, a demonstração de amor a Mandela tem sido “sem precedentes”. “Isso demonstra o calibre do líder que Madiba era”, disse.
“Mandela nos ensinou que era possível superar a raiva e reconstruir um país”, afirmou durante o pronunciamento.
Zuma pediu ainda que todas as religiões se organizem em orações por Mandela.
“Todos nós devemos trabalhar em conjunto para organizar o funeral mais condizente a este filho excepcional de nosso país e pai de nossa nação. Apelamos a todos para ajudar nas igrejas, mesquitas, templos e sinagogas para fazerem orações refletindo sobre a vida de Madiba e sua contribuição para o nosso país e para o nosso mundo”, disse.
No fim de seu discurso, o presidente da África do Sul disse: “O amor vive Madiba”.
Homens políticos, artistas e líderes espirituais vindos do mundo inteiro são esperados para o funeral no vencedor do Nobel da Paz. Chefes de Estado, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas também personalidades com a apresentadora americana Oprah Winfrey, a ex-primeira-dama e secretária de Estado americano Hillary Clinton, o ex-capitão da Seleção sul-africana de rúgbi — campeão da Copa do Mundo de 1995– Francois Pienaar, etc. A presidente Dilma Rousseff também informou que irá.
Mandela morreu em casa
O anúncio da morte de Mandela foi feito na noite de ontem por Jacob Zuma, em um emocionado discurso televisivo. Segundo ele, o ex-presidente faleceu “serenamente em sua casa em Johanesburgo”.
“Quero recordar, com simples palavras, a sua humildade e a sua grande humanidade pela qual o mundo inteiro terá imensa gratidão para sempre”, disse o mandatário.
Ainda segundo o Guardian, o evento é comparado ao funeral do papa João Paulo II em 2005, e pode começar ainda hoje, com a transferência do corpo a um mortuário, com escolta da polícia e uma possível transmissão ao vivo na televisão.
Segundo Zuma, livros de condolências em todas as representações diplomáticas do país no exterior, enquanto no quarto dia após a morte, iniciarão as visitas de “dignatários” à família de Madiba. No sexto dia após a morte de Mandela, será realizada uma cerimônia comandada por Zuma, na presença de líderes de várias organizações, que será acompanhada por telões nas principais cidades do país, incluindo o bairro Soweto, em Johannesburgo.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.