Steve Jobs tinha razão ao apostar em iPhone mais caro

É possível que, afinal de contas, o cofundador da Apple Inc., Steve Jobs, que priorizou os aparelhos de consumo mais caros sobre os mais econômicos, sempre tenha tido razão. No último mês, o presidente Tim Cook apresentou o colorido iPhone 5c, uma versão menos cara do smartphone da Apple, para “chegar a mais clientes ainda” […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

É possível que, afinal de contas, o cofundador da Apple Inc., Steve Jobs, que priorizou os aparelhos de consumo mais caros sobre os mais econômicos, sempre tenha tido razão.

No último mês, o presidente Tim Cook apresentou o colorido iPhone 5c, uma versão menos cara do smartphone da Apple, para “chegar a mais clientes ainda” no mundo. Acontece que até agora as pessoas estão mais interessadas na versão mais cara e com mais funções, o 5s.

Três pesquisas realizadas nas últimas duas semanas mostraram que as vendas do novo modelo exclusivo da companhia estão duplicando as do 5c. A KGI Securities Co., uma corretagem, reduziu suas estimativas trimestrais de vendas do 5c em um terço, e varejistas como a Wal-Mart Stores Inc. e a Target Corp. baixaram o preço do telefone. The Wall Street Journal informou que os pedidos dos fornecedores do iPhone 5c à Apple diminuíram em um terço.

Os clientes estão rejeitando o iPhone 5c, de US$ 99, apesar dos grandes gastos realizados pela Apple para promover o modelo, que é igual ao apresentado no ano passado embalado em um estojo colorido de plástico.

O 5c, que custa US$ 100 menos do que o melhorado iPhone 5s, representa a tentativa da Apple para atrair compradores de mercados emergentes como a China, onde a Samsung Electronics Co. e outros fabricantes de telefones com Android estão na liderança. Contudo, as grandes vendas do modelo mais caro são uma bênção, pois geram margens de lucros maiores.

“Os clientes da Apple continuam interessados em produtos premium de uma marca premium”, disse Laurence Balter, analista na Oracle Investment Research, em Fox Island, Washington. “O 5c é só uma experiência falida para tentar agradar as massas. A Apple deveria continuar focada no setor premium e deixar que a Samsung ocupe o segmento mais baixo do mercado”.

Conteúdos relacionados