Snowden persuadiu funcionários da NSA a fornecerem senhas e logins, diz agência
Dezenas de funcionários da NSA (Agência de Segurança Nacional) teriam sido persuadidos por Edward Snowden, na época em que ele trabalhava em uma base de espionagem do órgão no Havaí, a lhe fornecerem senhas e logins que, posteriormente foram usados para acessar parte do material secreto que foi vazado posteriormente para a mídia. Cerca de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dezenas de funcionários da NSA (Agência de Segurança Nacional) teriam sido persuadidos por Edward Snowden, na época em que ele trabalhava em uma base de espionagem do órgão no Havaí, a lhe fornecerem senhas e logins que, posteriormente foram usados para acessar parte do material secreto que foi vazado posteriormente para a mídia. Cerca de 20 a 25 agentes estariam envolvidos. Eles foram identificados, interrogados e, muitos deles, afastados de seus cargos em razão do episódio. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (08/11) pela agência de notícias Reuters, fornecidas por fontes não identificadas e próximas às investigações do governo.
Snowden teria convencido seus ex-colegas dizendo que os logins e senhas eram necessários para que ele fizesse seu trabalho de administrador do sistema de informática, disse uma segunda fonte.
A revelação é a mais recente a indicar que medidas de segurança inadequadas na NSA desempenharam um papel importante na maior violação de dados secretos nos 61 anos de história da agência de espionagem supersecreta.
No mês passado, a Reuters informou que a NSA não tinha instalado o software antivazamento mais atualizado no escritório do Havaí antes de Snowden trabalhar lá e fazer o download de documentos altamente secretos da agência e de sua equivalente britânica.
Não está claro quais regras os funcionários violaram ao dar as senhas para Snowden, que conseguiu acessar dados que ele não tinha autorização para ver.
Snowden trabalhou no local do Havaí por cerca de um mês no início deste ano, durante o qual teve acesso e baixou dezenas de milhares de documentos secretos da NSA.
Rastros apagados
Funcionários da NSA e do Gabinete do Diretor da Inteligência Nacional não quiseram fazer comentários devido a uma investigação criminal relacionada a Snowden, que revelou os programas de vigilância anteriormente secretos do governo dos EUA enquanto estava em Hong Kong, em junho, e depois fugiu para a Rússia, onde recebeu asilo temporário.
Pessoas familiares aos esforços de avaliação dos danos à inteligência norte-americana provocados pelas revelações de Snowden disseram que as investigações seguem lentamente porque Snowden foi bem sucedido em obscurecer alguns rastros eletrônicos de como acessou os registros da NSA.
As fontes não sabiam se os funcionários da NSA que foram afastados de seus cargos receberam outras tarefas ou foram demitidos.
Embora o governo dos EUA acredite agora ter uma boa ideia de todos os dados aos quais Snowden teve acesso, os investigadores não sabem quais e quantos desses dados Snowden realmente baixou, disseram as fontes.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
No Nova Lima, várias ruas estão alagadas
Peças de marca a partir de 10 reais serão vendidas em bazar no domingo em Campo Grande
Itens terão até 90% de desconto no Breshop
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.